O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul e a Fundação Cultural Gaúcha apresentaram, na noite de quarta-feira, 19 de agosto, os projetos selecionados no edital Programa Invernadas Culturais.

A publicação foi feita durante live realizada na página do Facebook do MTG, com participação da presidente do MTG, Gilda Galeazzi; do vice-presidente da FCG, Maxsoel Bastos; da Secretária Estadual de Cultura, Beatriz Araujo; do deputado estadual Mateus Wesp e da Secretária Adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.

Com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura regional, além de garantir a sua preservação, foram selecionados 30 projetos de oficinas virtuais, somando um investimento total de R$ 150 mil, com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Mateus Wesp. As áreas contempladas são de artes visuais, audiovisual, artes cênicas, artesanato, gastronomia e música.

Os critérios utilizados para seleção de 30 projetos entre mais de 100 inscritos foram coerência entre as ações propostas e as diretrizes do edital; Relevância cultural e originalidade das atividades propostas; Planejamento do projeto (clareza, viabilidade, exequibilidade) e capacidade técnica; Democratização do acesso; Atividades de formação em favor da diversidade cultural.
A execução dos projetos fica imediatamente autorizada após formalizado o termo de colaboração e deverá ocorrer em até 60 dias e devem ficar disponíveis no Youtube.

 

Confira aqui a lista de projetos contemplados.

COMPARTILHE: