Evento em Capão da Canoa acontece neste fim de semana e define os finalistas para o grande festival em novembro
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) promove neste fim de semana, dias 28 e 29 de setembro, em Capão da Canoa, a terceira e última Inter-regional do ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha). O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Capão da Canoa, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da 23ª Região Tradicionalista, é a etapa final classificatória para dez regiões tradicionalistas. Os mais bem colocados garantem vaga na grande final do ENART, que será realizada em novembro, em Santa Cruz do Sul.
Durante a Inter-regional, representantes de diversas Regiões Tradicionalistas, como a 1ª, 2ª, 12ª, 15ª, 16ª, 22ª, 23ª, 26ª e 30ª, disputam no sábado e no domingo as classificatórias em várias modalidades artísticas e culturais, como Invernada Força A e Força B, declamação, interpretação vocal e gaita.
Sábado
No sábado, 28/09, a terceira Inter-regional do ENART em Capão da Canoa deu início às disputas das modalidades culturais, com destaque para as classificatórias de Intérprete Solista Vocal Masculino, Declamação Feminina e Masculina, e Dança Gaúcha de Salão. O evento também contou com a final de Gaita Piano e a abertura oficial no início da tarde. As competições seguiram com a classificatória de Intérprete Solista Vocal Feminino e a final de Chula, encerrando as atividades do primeiro dia.
Solenidade de Abertura
Durante a solenidade de abertura realizada no sábado, autoridades destacaram a importância da Inter-Regional do ENART em Capão da Canoa. Ilva Goulart, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), expressou sua gratidão em seu discurso.
“Este é um momento de agradecimento, começando por Deus, que nos concede força. Quero reconhecer a parceria dos meus coordenadores, a Odila, e à nossa vice-coordenadora Lara, que está aqui nesta região litorânea. Prendado, agradeço também pela colaboração. Vocês são incríveis! Nosso objetivo é seguir em frente, inspirando-nos em vocês para não cometer erros, pois desejamos proporcionar um caminho tranquilo para poderem administrar este movimento com eficácia”, disse.
Adriano Lima, presidente da Comissão Executiva da 3ª Inter-regional do ENART, destacou a relevância de Capão da Canoa sediar o evento pelo segundo ano consecutivo.
“É uma grande satisfação para nós receber mais uma vez uma inter-regional do ENART em Capão da Canoa. Além de movimentar o turismo local, trazendo representantes de diversas regiões do Estado, o evento valoriza nossa cultura, arte e tradições gaúchas. Ver as ruas da cidade tomadas por pessoas que respiram e promovem nossa tradição nos enche de orgulho e felicidade”, afirmou.
Em sua fala, fez ainda menção respeitosa a Odila Paese Savaris, destacando-a como exemplo de dedicação, amor e trabalho ao tradicionalismo gaúcho.
Marcelo Ramos, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, destacou o compromisso de Capão da Canoa em receber eventos como o ENART.
“Capão da Canoa é uma cidade sempre de braços abertos, pronta para acolher a todos. Quando fomos convidados, no ano passado, para organizar uma inter-regional em menos de 30 dias, não sabíamos exatamente por onde começar. Foi um grande desafio, mas com muito trabalho e dedicação, conseguimos entregar um evento de qualidade. Estamos felizes em poder, mais uma vez, contribuir para a promoção da cultura e tradição gaúcha”, disse.
Madeline Zanchanaro, vice-presidente artística do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), enfatizou a importância da colaboração entre as secretarias municipais.
“As iniciativas das Secretarias de Cultura, Turismo e Educação são essenciais para o sucesso de um evento como este. Nossa gratidão a todos os envolvidos. Adriano, por favor, transmita ao prefeito que isso não é um gasto, mas sim um investimento na valorização da nossa cultura e no desenvolvimento da cidade”, declarou.
Domingo
Neste domingo, 29/09, a última Inter-regional do ENART em Capão da Canoa iniciou com as finais de Declamação Feminina, Declamação Masculina e Dança Gaúcha de Salão. Em seguida, aconteceram as finais de Intérprete Solista Vocal Masculino e de Causo. As apresentações das danças do 1º Grupo de Danças Tradicionais Força A também tiveram início, após o sorteio das ordens. No início da tarde, ocorreu a final de Intérprete Solista Vocal Feminino, e os resultados que definirão os classificados para a final do ENART serão divulgados ao longo do encerramento das modalidades.
Serviço
As apresentações são abertas ao público, com entrada gratuita, e ocorrem em diversos locais da cidade, incluindo o Ginásio Municipal Otto Birlem, a Casa de Cultura Érico Veríssimo, a Câmara de Vereadores e a Escola Estadual Luiz Moschetti. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do YouTube “Eco da Tradição” e pela 19ª Região Tradicionalista.
Este evento é uma realização da parceria entre Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, Prefeitura de Capão da Canoa/ Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Governo do Estado do RS/ Secretaria de Estado da Cultura por meio de emenda parlamentar do Gabinete do Deputado Estadual Sérgio Peres. E conta com o apoio da 23ª Região Tradicionalista e Fundação Cultural Gaúcha – FCG.
Redação: Marcelo Matusiak