CTG Tiarayú se consagra campeão no ENART Juvenil e Adulto em 2019

O destaque do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (ENART) deste ano foi o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tiarayú, localizado na zona norte de Porto Alegre e pertencente a 1ª Região Tradicionalista (RT).
O CTG ganhou na categoria Juvenil, o 1º ENART Pré-Mirim, Mirim e Juvenil, que aconteceu na cidade de Soledade em junho deste ano. Além disso, a invernada adulta ficou em primeiro lugar na modalidade Danças Tradicionais – Força A no 34º ENART, em Santa Cruz do Sul, que ocorreu em novembro.

O instrutor de coreografias dos grupos vencedores, Ronaldo Diehl Estevo, comenta que logo após o ENART 2018, em que o Tiarayú foi vice-campeão, já foi realizada uma reunião com a equipe para decidir a temática a ser desenvolvida na apresentação vencedora de 2019. “Chegamos num consenso que nós teríamos que sair da nossa zona de conforto. Pois nós vínhamos há uns 3, 4 anos com uma característica mais para a América Latina, nosso grupo tem uma característica muito marcante de sapateio. Então nós vínhamos trabalhando flamenco e malambo. (…) Não tínhamos medo, vamos tentar ousar e arriscar!”, ressalta Estevo, referindo-se a troca de pilchas feita pelo grupo na apresentação de sábado.

Cristiane Braun, bailarina do CTG Tiarayú desde 2003 e atualmente coordenadora da invernada adulta e segundo ano nesta função, conquistou diversos títulos entre rodeios e o próprio ENART 2016 e 2019. “Estar à frente do grupo, como bailarina/ensaiadora e ainda coordenadora, foi um grande desafio, especialmente esse ano, que tínhamos um elenco com quase 70 bailarinos, então saber dividir a função de coordenação e o ser bailarina, foi um grande amadurecimento pessoal, pois lidamos com diferentes opiniões, personalidades, faixas etárias e estruturas pessoais diferentes, então sempre o bem maior tem que prevalecer e infelizmente nem sempre agradamos a todos na decisões tomadas. Nossa entidade é uma grande família, temos uma equipe de trabalho que pensa na estrutura, no financeiro, logística, cada detalhe e acessórios e com certeza isso fez das nossas apresentações um sucesso, pois foram muito pensadas e treinadas por todos, felizmente tudo deu certo e alcançamos não só o troféu, mas o prestígio do público e isso com certeza é impagável. Sou muito grata por tudo que o Tiarayú me proporcionou, incluindo construir minha família e criar minhas filhas dentro da entidade.”

Já João Francisco Moreira, o tio João, juntamente com sua esposa Andréia, a tia Déia, coordenam a invernada juvenil desde o início deste ano. O convite surgiu da patronagem do CTG e que os provocou um desafio pessoal por se tratar de um grupo que sempre tiveram um imenso carinho, pois por ali já haviam passado amigos queridos, cunhados e agora, seu filho. O que fez com que sempre se envolvessem não só com a invernada, mas com todos os departamentos da entidade. Além deste desafio, surgiu a participação do 1º ENART Pré Mirim, Mirim e Juvenil, “o qual se tornou, para nós, a maior de todas nossas conquistas. Não estávamos preparados, nem sequer estava em nosso calendário, mas traçamos essa meta como nosso mais importante desafio do ano”, comenta Moreira.
Os ensaios começaram duas vezes na semana, com duas horas de duração cada e aumentaram progressivamente 5, 6 e até 7 dias da semana em diversos horários. A carga horária de ensaios também aumentou, chegando a 12 horas, porém com intervalos e cuidados com a alimentação e com a saúde dos participantes.

João afirma que “o apoio dos pais foi essencial nesses dias, organizamos grandes eventos com o apoio da nossa entidade, montamos cronogramas, fizemos planilhas de controles, rotinas de mensagem e reflexões sobre o desafio que se aproximava, rodas de conversas, encontros fora da rotina, trabalhos em conjunto com as famílias, novas posturas foram adotadas para evitar qualquer problema que pudesse interferir no grupo”. Contando com um elenco de 38 dançarinos no ENART, alguns que haviam chegado há pouco tempo em no CTG Tiarayú, “mas que vestiram a camisa com grande maestria, ensaiamos inclusive nas madrugadas durante o festival, foi cansativo mas muito valioso, estamos finalizando o ano com um balanço da invernada juvenil muito positivo deste ano, em 5 meses conquistamos 11 troféus isso inclui festival de coreografias e o grande do Leão da Serra rodeio onde todos os grupos de nossa entidade participou, faturamos o primeiro lugar concorrendo com grandes grupos reconhecidos em todo o estado. Ganhar o ENART foi, sem dúvida, a nossa conquista mais incrível já vivida em nossa entidade dentro da nossa categoria.” relembra João.

Para a Patroa Vera Lucia Menna Barreto é gratificante ver o trabalho dos grupos sendo reconhecidos por meio da dança: “Eu como Patroa estou muito orgulhosa dos dois grupos que trouxeram o título de Campeões do ENART 2019. O grupo juvenil vinha se preparando para outro festival quando foi anunciado o ENART Pré Mirim, Mirim e Juvenil. Então abraçamos este projeto e levamos nossos grupos. A mirim que ficou bem colocada e a Juvenil campeã. Muitos ensaios e dedicação destas crianças, ao lado do professor, ensaiadores, coreógrafo, musical e coordenadores. Ressaltando o apoio dos pais. Nosso grupo adulto, emocionou, não só a nossa Família Tiarayú, mas a todo ginásio. Foi um trabalho cansativo, mas que com certeza revolucionou a história do ENART. Foram 77 pessoas envolvidas na hora da apresentação. Muitos ensaios, muita dedicação e enfim veio o tão sonhado resultado. Eu estou muito feliz, não somente com as conquistas, mas com a união de todos nossos grupos e consequentemente os resultados positivos deste esforço de todos. É muito bom ser Campeões de Tudo, como várias pessoas nos falam. É de ter o reconhecimento, não só do público tradicionalista, mas até quando estou usando a camiseta do CTG, em outros locais, as pessoas perguntam e elogiam o que foi feito neste Festival. Orgulho me define!”

COMPARTILHE: