O feriado de 7 de setembro é, simbolicamente, empregado para as demonstrações de patriotismo. Neste ano, protestos, acontecendo por todo Brasil, também marcaram a data. No tradicionalismo, o telurismo marcou presença. Enquanto a centelha chama crioula chegava a inúmeros municípios do estado, comemorando 74 anos de sua criação e marcando o início das festividades farroupilhas, mais de 500 jovens, prendas e peões, disputavam os títulos regionais e estaduais nas 30 regiões do Rio Grande do Sul.

Devido à pandemia, o concurso de 2021 foi adaptado para poder acontecer. Conforme a vice-presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz, além de suprimir as apresentações artísticas, que geralmente reúnem público, para evitar aglomerações, foi necessário descentralizar a realização das provas, para que o Entrevero Cultural de Peões e a Ciranda Cultural de Prendas, na fase estadual, ocorressem paralelamente à fase regional de cada Região Tradicionalista. A vice-presidente destacou, ainda, que os resultados da fase estadual serão divulgados no próximo sábado (11), e que a posse dos eleitos ocorre no domingo (12), no pioneiro ‘35’ CTG em Porto Alegre.

Muitas Regiões revelaram seus resultados ainda durante a terça-feira (07), enquanto outras entregarão faixas e crachás em diferentes datas. Cabe ressaltar que, em todas as etapas, foram rigorosamente seguidos todos os protocolos sanitários indicados por cada município.

COMPARTILHE: