O FESTIVAL DOS FESTIVAIS foi marcado por grandes espetáculos regados de muito amor e saudade dos eventos tradicionalistas. Em relação aos grupos de dança, foi possível sentir aquela energia, entusiasmo e ansiedade que antecede às apresentações. O evento serviu também como pontapé inicial para as equipes de avaliação do ENART e do FEGADAN. O intuito foi envolver todas as pessoas que são importantes, e que fazem o ENART ter o brilho que sempre teve e o FEGADAN a dar continuidade a construção deste festival que com apenas seis edições contou com a participação de entidades muito representativas.

Os grupos de danças tradicionais do ENART que se apresentaram, trouxeram ao palco reedições de momentos inesquecíveis de sua história. Cada grupo pode desenvolver sua apresentação de forma a manter as características das danças tradicionais, mas sem o comprometimento de seguir conceitos de avaliação. Dessa forma, precisamos tornar público que: muitas formas das danças apresentadas, podem ter passos, formações, movimentos e músicas permitidas de outros momentos de avaliação e que poderão ser consideradas incorretas com a nova Edição do Manual, que veio justamente para fechar lacunas que estavam sendo exploradas. Para fins de critério de avaliação, seguiremos conforme a nova descrição da 5ª Edição.

Os grupos de danças tradicionais do FEGADAN trouxeram ao palco toda sua pujança emocional, apresentando-se lindamente, sem preocupação com concurso, mas lembramos que, conforme seu regulamento, as coreografias, músicas e indumentárias apresentadas deverão estar exclusivamente de acordo com a obras de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa e os conhecimentos transmitidos pelo primeiro em seus cursos. Como ainda temos lacunas de entendimento a serem pacificadas, lembramos da importância da participação das entidades nos painéis promovidos. Quanto as modalidades individuais que tiveram concurso no Festival, elas foram avaliadas e as planilhas encaminhadas as respectivas regiões.

Com carinho, da Vice-presidência Artística do MTG e seus Diretores Técnicos

Foto: Deivis Bueno | Estampa da Tradição

COMPARTILHE: