A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas realizou, nesta terça-feira (20), a primeira reunião de preparação para as festividades de 2024. Na ocasião, foi aclamado o nome do cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça para ser o patrono dos festejos deste ano. O encontro aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e contou com a presença de representantes das 20 entidades parceiras que, conforme o decreto estadual 57.349/2023, compõem a Comissão.

Na oportunidade, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, ressaltou que “é uma alegria renovada ver tantas pessoas e instituições dispostas a construir estes festejos tão importantes para o nosso Estado. Estamos trabalhando com antecedência para afinar todos os detalhes. Quero demonstrar todo o meu respeito e admiração por aqueles que se dedicam a esse trabalho”.

A secretária de Estado adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, apresentou um histórico dos últimos dois Festejos Farroupilhas: “após a pandemia, retomamos as atividades em 2022, e em 2023 os festejos foram marcados pela solidariedade aos atingidos pelas enchentes, com uma cavalgada solidária e a arrecadação de donativos”. Gabriella também abordou aspectos da programação e do regimento interno, e destacou o compromisso da Comissão em valorizar a diversidade e a importância da homenagem em vida ao patrono Pedro Ortaça.

A presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart, ressaltou que “o apoio de tantos nos torna mais fortes. Vamos fazer todo o possível para que os festejos aconteçam a contento de todos”. Para o presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Oscar Gress, “organizar as atividades da data magna gaúcha não é tarefa simples e representa uma grande responsabilidade, mas tenho certeza que este grupo qualificado terá capacidade de cumprir esta missão”.

Na reunião, ficou definido que a Comissão terá como vice-presidente Rogério Bastos, da Fundação Cultural Gaúcha, ao lado de Karina Contiero Silveira, da OAB/RS, e Ivana Maria Genro Flores, da Casa Civil, como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente. A próxima reunião da Comissão ficou agendada para 26 de março. As próximas etapas do trabalho de organização incluem a elaboração de identidade visual e a escolha da música-tema, entre outras definições. Neste ano, o acendimento da Chama Crioula será realizado em Alegrete.

Sobre o patrono

Pedro Marques Ortaça nasceu em 29 de junho de 1942, em São Luiz Gonzaga, um dos Sete Povos das Missões. É cantor, compositor e violonista de música nativista. Foi eleito personalidade do século em São Luiz Gonzaga e é conhecido como um dos Quatro Troncos Missioneiros, junto com Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá. Em 2006, foi agraciado com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, entregue pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em 2009, lançou o DVD “Pedro Ortaça”, gravado em São Miguel das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo. É Mestre das Culturas Populares Brasileiras – Prêmio Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura, e tem mais de 120 músicas de sua autoria, consagrando-se como um dos principais baluartes da cultura gaúcha.

Homenagem a Jayme Caetano Braun

O tema dos Festejos Farroupilhas de 2024 é o “Centenário de Jayme Caetano Braun”. A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), reconhecendo a relevância cultural e intelectual do artista, propôs a homenagem, oficializada pelo decreto estadual 57.354/223. Durante sua notável carreira, o artista compôs diversas payadas, poemas e canções, sempre destacando o Rio Grande do Sul, a vida campeira, os modos, saberes e práticas do sul gaúcho e do gaúcho sul-rio-grandense, bem como a natureza peculiar da região missioneira do Estado. Trata-se de um artista de suma relevância, cujo legado contribui para o fortalecimento e promoção da cultura e das tradições gaúchas.

Atualmente, a organização dos Festejos Farroupilhas ocorre em duas instâncias: o Estado define as diretrizes gerais, o tema básico e as atividades que envolvem as entidades públicas estaduais e, em âmbito local, os municípios programam e realizam suas manifestações culturais e artísticas. Em 2020, para melhor organizar e integrar as comemorações relacionadas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite criou uma Comissão Especial. Cabe a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano em uma grande programação, que passou a constituir os Festejos Farroupilhas.

Douglas Carvalho | ASCOM

Foto: olange Brum/Ascom/Sedac

COMPARTILHE: