A cidade de Marau recebeu, neste final de semana (3, 4 e 5), cerca de 1.120 competidores de todo o estado, para o 7º Encontro de Esportes Campeiros (Enecamp) e 31º Aberto de Esportes, realizados no Parque Lauro Ricieri Bortolon. Promovidos pelo MTG, com apoio da 7ªRT e Prefeitura de Marau, os eventos reúnem adeptos das bochas, campeira e 48, solo, truco (Cego e de Amostra), tava (jogo do osso) e tetarfe (modalidade que mistura jogos de argolas, tava, tejo – moedas – e da ferradura, arremessadas a uma distância determinada em uma cancha).

Na sexta-feira (3), aconteceu um congresso técnico para dirimir as últimas dúvidas. O pedido do vice-presidente de Esportes do MTG, Claudemir Bresolin, foi que, não vissem o companheiro ao lado como um inimigo a ser derrotado, mas como concorrente cujo objetivo maior é a preservação dos jogos tradicionais no estado. “Se ver o companheiro com alguma peça de indumentária errada, alerte-o antes de começar o jogo. Fazer amizades é mais importante de tudo” – disse Bresolin.

No Aberto de Esportes, a maior delegação foi da 19ª RT, com 74 participantes. Já no Enecamp, a 9ª RT liderou o ranking de participação, com 29 competidores, seguida da 1ªRT, com 28. Participaram dos jogos, atletas campeiros de 23, das 30 regiões tradicionalistas, sendo a 7ªRT a grande campeã geral dos esportes, recebendo, pela primeira vez o tronco de ouro – troféu rotativo feito especialmente para circular entre os campeões do evento (como já existe no ENART e FECARS). Paralelo ao evento foram realizadas oficinas de bolinha de gude, laço vaca parada e bodoque, além de jogos de confraternização entre conselheiros, coordenadores e vices.

Confira os resultados do 7º ENECAMP e do 31º Aberto de Esportes:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1U-DNjeG-aKTLfmkmPokRgbmOLjXkgtzY/edit#gid=787487292

COMPARTILHE: