Com objetivo de atender à demanda dos municípios em implementar disciplinas sobre cultura regional, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS e o Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG firmaram uma parceria para lançar o curso “Implementação da Cultura Gaúcha nos Currículos Escolares”.

O curso visa auxiliar as prefeituras e professores no processo, tendo em vista a previsão das disciplinas na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação (MEC), no quesito regionalidades.

De acordo com a vice-presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz, trata-se de uma parceria de destaque entre duas importantes instituições, o MTG e a Famurs. “Capacitar os professores e auxiliar os municípios é de fundamental importância para reforçar os nossos valores mais genuínos, bem como elevar o conhecimento sobre a cultura gaúcha e fomentar nos alunos a necessidade de pertencimento à sua terra e ao seu lugar”, ressaltou Renata, que também é professora há mais de 20 anos, e vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore.

Foram ministradas aulas com temáticas voltadas ao folclore, com Rogério Bastos, símbolos, com Ivo Benfatto, literatura regional, com Renata Pletz, gastronomia típica, Mariza Rossa, chimarrão – Uma nova Visão, com Liliane Pappen, indumentária gaúcha, com Rafael Crippa, história do Rio Grande do Sul, com Luciano Fleck, e aplicação pedagógica do folclore na escola, com a professora Neusa Secchi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Entre-Ijuís

Fotos: Rogério Bastos/Arquivo do evento

COMPARTILHE: