O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) divulgou na tarde de hoje (23) uma nota com orientações para os trabalhos que serão desenvolvidos para celebrar o Aniversário de 60 anos da Carta de Princípios. As comemorações oficiais acontecerão de 19 a 25 de julho de 2021, com a realização de uma série de atividades, envolvendo todas as esferas e departamentos do MTG, como o 2º Fórum Tradicionalista e o Seminário de Cultura e Integração.

A vice-presidente de Cultura do MTG, Roberta Jacinto, ressalta a importância do documento e do fortalecimento dos seus ideais por meio de estudos, seminários e outras iniciativas. A programação do evento foi fruto de uma construção coletiva entre a Vice-Presidência de Cultura, departamentos culturais das regiões e Conselho Diretor.

“A Carta de Princípios é o documento norteador de todas as iniciativas e os valores cultuados no MTG através das regiões tradicionalistas e das entidades filiadas. Foi elaborada por Glaucus Saraiva e aprovada em 1961, durante o 8º Congresso Tradicionalista, que foi realizado de 20 a 23 de julho, no CTG “O Fogão Gaúcho”, em Taquara (RS)”, afirma.

Abaixo, seguem os links de acesso aos seguintes documentos:

Nota de Orientação
Carta de Princípios

Glaucus Saraiva

Foto 1:
Família do Sr. Pita Rosa, de Taquara (RS), participando do 8º Congresso Tradicionalista, em 1961. A imagem faz parte do acervo de Carla Assis.

Foto 2:
Imagem de Glaucus Saraiva, o responsável pela elaboração da Carta de Princípios do MTG. A foto faz parte de matéria publicada no Blog Rogério Bastos.

COMPARTILHE: