Primeira Prenda do estado fala sobre seu mandato durante 2019

“Revejo tantas coisas que habitam meu interior – valores, verdades, saudades, amor!”1 Finda-se um ano e a reflexão é inevitável, olhar para si e buscar entender as vivências que se passaram até então para seguir a trilhar caminhos sabedores de nós mesmos. O ano de 2019 me trouxe o desafio de ser, sentir e viver a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Eu dediquei a 2019 à Gabriela em toda sua complexidade e plenitude.

Diante disso, apresento-lhes a santa-mariense de 24 anos, formanda em psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. A mulher que chegou à Ciranda Estadual de Prendas levando a sua essência, história e verdades. Apropriei-me do passado para escrever a minha história, manuscrever em almas na linguagem do amor. O título que foi anunciado naquela madrugada de 19 de maio passou a ser constantemente (re)significado em meu ser.

Sempre fui ciente que não seria fácil, mas nem por um minuto pude imaginar tamanhos desafios de ser uma prenda estadual. Porém, acolho os desafios, acalanto os medos, converso com os valores e impulsiono a coragem. Também imaginei que seria gratificante, mas as alegrias que vivi superam meus sonhos. Sou grata a cada tradicionalista que tem confiado no meu trabalho e oferecendo palavras de carinho e abraços sinceros fortalecem o meu legado. Sou grata a todas as mulheres que entregam o seu reconhecimento e representatividade. Sou grata à juventude que compartilha anseios de paz e esperança e estão a construir esse futuro que querem. Foram tantos encontros e conexões de almas, tantos lugares que se tornaram minha casa.

Os aprendizados também são maiores do que pudera imaginar. Tive a grata oportunidade de estar próxima da presidência e administração do Movimento Tradicionalista Gaúcho e a cada conversa e decisão tomada, rever minhas próprias visões de membro dessa federação. Percorri diversas entidades tradicionalistas, estando em contato com diferentes realidades. Pude escutar vivências únicas e pude escutar anseios coletivos.

Ao escrever este depoimento, percebo que faltam palavras para descrever como está sendo ser Prenda do Rio Grande do Sul. E por vezes isso ocorreu nessa trajetória, mas ao faltar palavras escorreram lágrimas, abriram-se sorrisos, aconchegaram-se abraços, firmaram-se mãos dadas, brilharam olhos… Afinal, como diz o poeta Caio Fernando de Abreu “‎E na falta de palavras, a gente apenas sente”.

Tenho sentido a Gabriela, Bibi, 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. E você, o que sente? E qual é o seu sentido? Esse é o meu desejo para o nosso 2020, sentir e ter sentido!

COMPARTILHE: