Veranense relata sua experiência com o MTG durante o ano de 2019.

Sou Amanda Bissani Tonial, 2ª Prenda Mirim do RS, moro em Veranópolis, tenho 12 anos, estudo na escola AVAEC e represento o CTG Rincão da Roça Reúna.
Tudo começou nos meus cinco anos de idade quando ingressei no CTG Rincão da Roça Reúna, de Veranópolis, na invernada pré-mirim. Deixando a timidez de lado, comecei a declamar e me foi apresentado o Departamento Cultural. Via as prendas de faixa realizando suas atividades no CTG e me encantei por tudo isso. Foi quando resolvi participar do concurso interno na categoria prenda Dente de Leite, por três vezes. Com o aprendizado adquirido, em 2017, concorri como prenda mirim do CTG, e no ano seguinte participei do Concurso Regional, conquistando o cargo de 1ª Prenda Mirim da 11ªRT.

Sabendo que quem conquistasse o primeiro lugar iria representar a região no Concurso Estadual, eu fiquei muito empolgada. Estudei bastante, me esforcei, me dediquei e com a ajuda e o apoio de muitas pessoas é que hoje tenho muito orgulho de dizer que sou a 2ª Prenda Mirim do RS.
Como prenda estadual, participei de vários eventos dando a minha colaboração, tanto em eventos regionais quanto estaduais, tais como na 1ª Edição do Enartinho da 11ª Região Tradicionalista em Serafina Corrêa; no ENART Pré-Mirim, mirim e Juvenil em Soledade e no ENART em Santa Cruz do Sul, quanto em eventos internos do CTG Rincão da Roça Reúna, como na Semana Farroupilha, em que fiz a divulgação do tradicionalismo nas escolas de Veranópolis, realizando oficinas de chimarrão; nos eventos da Gestão Cultural e no Desfile Cívico do município divulgando a entidade e o tradicionalismo.

Acredito que 2019 foi um ano repleto de emoções e compromissos, mas também de muita amizade e companheirismo, principalmente por parte dos amigos que o tradicionalismo me deu – amigos que eu espero levar para a vida toda. Amigos, que independentemente de cargos, estão sempre juntos, torcendo por si e pelos outros, e por isso deixam marcas em nosso caminho, nos dão forças nos momentos mais difíceis e nos mais fáceis também. E eu devo tudo isso ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. Muito obrigada MTG pela oportunidade de realizar este sonho: ser prenda estadual.

Lógico que, assim como em qualquer entidade, sempre há alguns percalços a serem enfrentados, porém, somente vence, quem consegue resolvê-los com competência e determinação. E, com certeza, todas as pessoas que participam dessa entidade, cujos objetivos estão presentes na Carta de Princípios, os quais devem ser cumpridos, estão dando o seu melhor para que cada tradicionalista possa sentir-se pertencente e acolhido ao Movimento.

Gostaria de deixar uma mensagem a todos os que desejam realizar esse sonho, assim como eu: “O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos”.

Com carinho, 2ª Prenda Mirim do RS 2019/2020.

COMPARTILHE: