O Rio Grande tradicionalista esteve reunido no 34º Entrevero Cultural de Peões do Estado, entre os dias 20 e 22 de abril, em Ijuí, Terra das Etnias, para a escolha do representante da cultura e do campeirismo gaúcho.
O evento teve a organização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 9ª Região Tradicionalista, GF Chaleira Preta e Prefeitura Municipal de Ijui. O evento reuniu a comunidade tradicionalista do estado para assistir as provas dos 36 candidatos ao cargo de peão, guri e piá farroupilha do RS, representando 17 RTs.
Depois de fazer uma prova escrita sobre história do RS, tradicionalismo, e folclore, os candidatos passaram por uma prova artística na sexta, 21, onde cantaram, tocaram um instrumento ou declamara, executaram as danças gaúchas, tradicional e de salão, e no sábado participaram das provas campeiras, encilhando, andando a cavalo, fazendo prova de rédeas, aparte e laço. Provas de galpão como o charque, churrasco, trança e chimarrão também fizeram parte deste grande teste para escolher o novo representante da juventude tradicionalista.
O Entrevero foi criado no ano de 1988, com o título de “Concurso Troféu Farroupilha”, sendo realizado no ano seguinte, em suas três fases. Inicialmente foi realizado junto com o Concurso Estadual de Prendas, no ano de 1989. Em 1991, passou a ser realizado junto a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), mas, a partir de 1992 o evento ganhou local próprio para sua realização, a cidade do Peão Farroupilha. No ano de 1995 foi criada a categoria juvenil, denominada de “Guri Farroupilha” e, em 2012, a categoria mirim, o “Piá Farroupilha”.
O vencedor foi Andrei Luiz Fonseca, 27 anos, de Entre-Ijuis, 3ª Região Tradicionalista, representando o CTG Passo do Ijuí, que sediará o evento em 2023.
Foto: Rogério Bastos