A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul apresentou, nesta semana, a identidade visual das comemorações deste ano. O tema é “Gaúchos sem fronteiras” e a arte é do artista plástico Mauro Vila Real.

O trabalho apresenta um cavaleiro, na companhia de seu cachorro, em uma estrada de terra, tendo no horizonte elementos como pontos turísticos e culturais de diversos locais do mundo. Segundo Mauro, serviram de inspiração o criador de cavalos crioulos Gilson Souza, o “cusco” Peijo Junior e o cavalo RF Cigano.

 

Os Festejos

Os Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul abarcam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho (20 de setembro). São acampamentos, desfiles, bailes e ações culturais, como oficinas e palestras. A cada ano a Comissão Estadual escolhe um tema, que é trabalhado com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as raízes históricas do Rio Grande do Sul e as bases do culto às tradições.

 

O artista

Nascido na cidade de Frederico Westphalen em 1975, o artista Mauro Vila Real mora na cidade de Sapiranga, região Metropolitana de Porto Alegre há 35 anos e tem em seu currículo trabalhos freelancer para editoras como Marvel e DC Comics. Seus desenhos também podem ser vistos em capas de álbuns musicais, pôster, sites, HQ’s, jornais, livro infantis e infanto-juvenis. Mauro já participou de exposições como o Salão Internacional e Contemporâneo de Arte de Belo Horizonte, Salão Internacional de Arte Contemporânea de Portugal, na Cidade do Porto e do Salon Internacional D´Art Contemporain no Carrossel Du Louvre em Paris. Dentre as técnicas utilizadas pelo ilustrador se destacam a acrílica, aquarela, gouche e carvão.

 

Música tema

A música tema dos festejos foi composta por Erlon Pericles e tem interpretação de Erlon Pericles e Cristiano Quevedo. O lançamento do clipe oficial será na segunda-feira, em live apresentada a partir das 20h na página do Facebook do MTG. Para ouvir a musica tema, acesse:

COMPARTILHE: