O fato de nunca sabermos tudo, ao mesmo tempo, e de todos os modos, não significa que nada saibamos. A frase clássica de Sócrates, “só sei que nada sei” indica a humildade de saber-se, individualmente, ignorantes em quase tudo, mas indica que estamos permanentemente buscando conhecimentos. É assim que os CTGs, pequenas escolas informais, preparam suas prendas e seus peões para a sociedade. O CTG é uma escola cidadã.

Os concursos e sua importância

O mínimo que estas meninas e meninos percorrem até chegar ao objetivo final, que é o concurso do estado, são dois anos de preparação. Dançam, cantam, declamam, interpretam, estudam dicção, estudam história, geografia, tradição, folclore, tradicionalismo, postura no palco, uso correto do microfone, entre outras atividades. Esses jovens enfrentam o público, sentados à sua frente, como em um espetáculo de artista internacional. Mas lá estão eles, firmes. Decididos. Preparados.

Cada etapa superada é um aprendizado que jamais será esquecido.

52ª Ciranda Cultural de Prendas

O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, de 18 a 20 de maio, em Rio Grande, a 52ª edição da Ciranda Cultural de Prendas. Trata-se do concurso mais antigo do calendário oficial do MTG, instituído no 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em janeiro de 1970, no município de Santiago.

A Ciranda é realizada nas categorias mirim, juvenil e adulta e escolhe anualmente, dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Fazem parte da Ciranda avaliações escrita, artística, oral, mostra folclórica e relatório de atividades.

Em 2023, a Ciranda de Prendas será realizada na cidade de Rio Grande, de onde vem a 1ª Prenda do estado, Giovana Martins, do CCN Sentinela do Rio Grande, que conquistou o título na edição do ano passado, realizada na cidade de Bagé. As provas acontecerão na Universidade Federal de Rio Grande e o fandango oficial, onde será dado o resultado, será na Sociedade Amigos do Cassino. Serão 59 prendas, nas categorias mirim, juvenil e adulta, disputando as nove faixas como prêmio e a possibilidade de levar para sua cidade a Ciranda de 2024. Serão 59 jovens concorrendo às 9 faixas estaduais. Destas, 17 mirins, 24 juvenis e 18 adultas.

COMPARTILHE: