Neste sábado (17), a cidade de Três Passos, recebeu mais de mil visitantes para a realização do Seminário Estadual de Prendas do RS. Em sua 36ª edição, o evento obteve uma grande procura durante o período de inscrições, beirando 800 participantes. Ao redor, pais, tios, diretores culturais, entre outras pessoas, revisavam, fotografavam e scaneavam os materiais levados para pesquisa, por Vilma Paese e Vera Rejane Fernandes, que dirigem o Departamento de Apoio em Acervo Bibliográfico e Imagens Físicas e Virtuais, da vice-presidência de Cultura do MTG.

Foi muito gratificante ter trazido esse material, facilitando a pesquisa de pessoas que estavam muito distantes de materiais fundamentais para o trabalho delas. Conseguimos fazer essa aproximação e a procura foi muito grande” – comemorou Vilma. A loja da Fundação Cultural Gaúcha – MTG, através do trabalho da tesoureira Mariana Matusiak e do presidente do Conselho Fiscal, Marlon Moura, disponibilizou diversos livros que já não estavam mais sendo encontrados e que faziam parte da bibliografia dos concursos.

O Seminário alcançou o sucesso porque foi tratado, pela sua grandiosidade, por uma equipe de mais de cem pessoas do CTG Missioneiro dos Pampas, liderado pelo Patrão Adonis Pletsch e pela 2ª Prenda do RS, Cristina Kunzler Diemer. Quase todas as Regiões Tradicionalistas apresentaram seus trabalhos, destacando a força da mulher gaúcha que marcou a história de cada localidade.

A presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, a vice-presidente e Cultura, Renata Pletz, o vice-presidente de Esportes Campeiros, Claudemir Bresolin, o vice-presidente de Cavalgadas, Ildo Wagner, os Peões do RS, e as demais Prendas Estaduais, prestigiaram o evento. Estiveram presentes, ainda, o Departamento de Coordenação Cultural Interna do MTG, Delurdes Costa e Luciane Brum, o Departamento de Apoio à Juventude Tradicionalista, Silvana e Rafael Netto, conselheiros do MTG, Coordenadores e diretores culturais regionais. Na oportunidade, os peões fizeram o lançamento da música, vídeo e do Entrevero Cultural que acontecem em abril, em Entre-Ijuís.

COMPARTILHE: