O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul iniciou na quinta-feira, 27 de agosto, a circulação da Cartilha de Atividades Campeiras. O documento conta com a chancela e aprovação do Governo do Estado e tem como público alvo as entidades filiadas que são realizadoras ou promotoras de atividades. O objetivo é informar e orientar sobre os protocolos de segurança e saúde que devem ser observados a partir da retomada das atividades, em outubro, nos municípios de bandeiras laranja e amarela.
Segundo o vice-presidente campeiro do MTG, Adriano Campeiro, a Cartilha traz informações sobre como montar o plano para realização dos eventos, que devem ser protocolados junto ao respectivo município e inspetoria sanitária. Alguns itens abordados são medidas de distanciamento físico; descrição dos grupos envolvidos; estruturas e ambientes; medidas de higiene ambiental e pessoal; produtos utilizados; e estratégias de triagem, detecção, monitoramento e testagem.
“Esse documento tem caráter informativo e para melhor informar cada entidade realizadora de eventos também estão atuando as 30 coordenadorias regionais do MTG, o que garante um atendimento mais próximo e descentralizado”, afirma.
O documento pode ser acessado na íntegra aqui: Cartilha de Prevenção Atividades Campeiras

Passo a passo
Para a liberação de atividade campeira, o promotor e/ou realizador deve seguir os seguintes passos:
1. Elaborar o projeto com procedimentos a serem seguidos na realização do evento;
2. Protocolar na Secretaria Municipal de Saúde ou Comitê Municipal de Gestão da Pandemia o projeto e o pedido de autorização para realização do evento;
3. Após aprovado, apresentar as autorizações na Inspetoria Veterinária local, para cadastramento do evento.

COMPARTILHE: