36ª edição espera receber cerca de 3 mil participantes

A 36ª edição da tradicional Cavalgada do Mar inicia neste sábado, a partir das 7h, no Parque do Balonismo em Torres. Contudo, a concentração dos cavaleiros começa já na sexta-feira. Vindos de toda a região sul, além de estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraíba, a cavalgada conta também com a presença de cavaleiros da Argentina, Chile e Uruguai. A Cavalgada do Mar é uma das maiores em número de amazonas e cavaleiros, e espera-se que cerca de 3 mil participantes se juntem à Cavalgada do Mar ao longo dos 250 km que separam Torres de Palmares do Sul, município de destino dos cavaleiros.

O vice campeiro do MTG, Adriano Pacheco, participará da cavalgada e ressalta a importância de iniciativas como esta e destaca como características da Cavalgada do Mar a demonstração de respeito ao tradicionalismo gaúcho, além de agregar e promover uma troca entre culturas, visto que a cavalgada acolhe cavaleiros e amazonas de diversos lugares. Adriano destaca ainda que “é de extrema importância iniciativas como esta, que demonstram toda rusticidade ao percorrer tamanha distância no lombo do cavalo e a integração entre as pessoas e suas culturas que acaba promovendo”. Salienta também, o dever do movimento em se aproximar e valorizar projetos como a Cavalgada do Mar.

Verceli de Oliveira, presidente da Ordem dos Cavaleiros do Estado do Rio Grande do Sul (ORCAV) enfatiza a necessidade do MTG e da ORCAV em fazer parte de ações como esta.
“Temos de ser parceiros destas entidades e nos aproximar fazendo a nossa parte , assim a nossa tradição gaúcha fica mais forte em todas as regiões”, ele diz.

Para Francielly Calette Luiz, que participa da cavalgada desde criança e hoje acompanha como veterinária do evento, salienta “a participação da família na cavalgada, a grande quantidade de crianças que participam, perpetuando a tradição. Além do cavalo, a cavalgada traz a tradição como um todo para os acampamentos; vestimentas, bailes, gastronomia, música. É uma experiência, não só um evento”.

A Cavalgada do Mar começa neste sábado, 15, e tem duração até o dia 22/02, quando os cavaleiros chegam em Dunas Altas, distrito de Palmares do Sul. No decorrer dos 250 km, os participantes passam por Arroio do Sal, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Pinhal.

COMPARTILHE: