O inverno, no sul do país, costuma ser rigoroso, na exata proporção da solidariedade do público tradicionalista. No mês de junho, diversas ações marcaram levaram um pouco de conforto e bem-estar à população mais carente.

Em Bom Retiro do Sul, na 24ª Região Tradicionalista, o Querência da Amizade desenvolve um projeto inovador: reciclagem de embalagem longa vida, como de leite, leite condensado e creme de leite, para revestimento de paredes.

Tudo começou, segundo o patrão Simeão Morais, quando a professora Neusa Meyer, que também é vice coordenadora artística do CTG, assistiu a uma reportagem sobre aproveitamento de embalagens. Para realizar a atividade, o CTG conta com a parceria da Ong Esperançar, que já vinha trabalhando na arrecadação de agasalhos, alimentos, calçados, ninhos de páscoa, presentes de natal, brinquedos para o dia das crianças.

Uma conquista importante é a parceria de uma empresa de laticínios da região, que oferece retalhos de embalagens de leite e embalagens com falhas. “Também recebemos uma oferta de uma empresa aqui da cidade que trabalha com banners para forrar o assoalho das casas”.
Até o momento duas famílias foram beneficiadas e tem mais de uma dezena na fila de espera. A indicação das famílias, segundo Simeão, é feita pelas agentes de saúde do município e agentes do PIM (Primeira Infância Melhor).

“Estamos, do nosso jeito, tentando levar um pouco mais de conforto, com baixo custo, para estas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social”, afirma o patrão Simeão Morais. Ele destaca também a importância ecológica da iniciativa.

Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato pelas redes sociais do CTG e dos integrantes.

A matéria completa está disponível para leitura no jornal Eco da Tradição de julho de 2020.

COMPARTILHE: