Três entidades parceiras e irmãs comemoraram na noite de ontem o Dia Internacional do Folclore, celebrado, anualmente, em 22 de agosto. A Comissão Gaúcha de Folclore, o Movimento Tradicionalista Gaúcho e a Estância da Poesia Crioula receberam dezenas de convidados, que lotaram o auditório da sede do MTG, em Porto Alegre.

Intitulado “Painel Universo do Folclore”, o evento foi transmitido ao vivo durante o programa Saberes & Fazeres, apresentado por Paulo Elias Daniel e Marco Aurelio Alves.  No auditório, a cerimônia foi conduzida pelo presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Rogério Bastos, iniciando com a entrega dos certificados aos alunos que concluíram o Curso de Folclore, promovido a cada mês de abril pela CGF.

Em seguida, a Comissão entregou um diploma de “Moção de Reconhecimento e Aplauso” à Primeira Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Katarine Peripolli Dias, em razão do trabalho que realiza em prol do Folclore, ligado diretamente ao livro que lançou sobre as antigas cantigas de roda.

A condução dos trabalhos passou às mãos do presidente da Estância da Poesia Crioula, Cândido Brasil, que apresentou o Sarau Poético, um presente da entidade para celebrar a data. Componentes da Estância declamaram versos e pajadas, em momento de grande emoção.

A noite prosseguiu com a participação de jovens peões e prendas da 1ª Região Tradicionalista, que subiram ao palco para realizar seu projeto intitulado CTG – Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha- com o tema anual do Movimento: “O Centenário de Lilian Argentina, o Universo do Folclore”.

O tema teve continuidade com a formação de painel composto pelos presidentes das três entidades, Manoelito Savaris, do MTG, Rogério Bastos, da CGF e Cândido Brasil, da EPC, além da participação da presidente de honra da Comissão Gaúcha de Folclore, Paula Simon Ribeiro. O assunto principal foi a importância dos trabalhos de pesquisa realizados pela folclorista e professora gaúcha Lilian Argentina Braga Marques, que comemoraria cem anos em 2022.

Amiga pessoal de Lilian, e com quem trabalhou, Paula falou com emoção da trajetória da folclorista e como ela se relacionava com as pessoas, com humildade e humanidade. Os demais painelistas também discorreram sobre Lilian Argentina e sobre o legado que deixou ao Folclore gaúcho, muitas vezes sem ter seu nome reconhecido como deveria. O evento foi encerrado com um coquetel de confraternização.

 

 

 

Erika Hanssen Madaleno – MTB 4728

Diretora de Comunicação da CGF

COMPARTILHE: