Nessa quinta-feira (22), a Câmara Municipal de Taquara realizou Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, acompanhado de sua esposa, Odila Paese Savaris, prestigiou a homenagem ao documento que rege o tradicionalismo gaúcho organizado. Estiveram presentes, também, a Coordenadora da 22ªRT, Carla Behs, o patrão do CTG O Fogão Gaúcho, Auro Sander, e os Conselheiros Marco Aurelio Angeli e Ricardo Haag, além de vereadores e alguns tradicionalistas, visto que a sessão ocorreu de forma semipresencial, com público inferior a 50 pessoas, mas com transmissão da TV Câmara.

O presidente da Câmara, vereador Adalberto Soares, fez referência aos 60 anos da Carta e lembrou que o período é de recesso parlamentar, mas devido à data ser um marco histórico do documento mais importante do MTG, a realização da sessão era importante e necessária. Soares destacou a relevância da Carta de Princípios: “Ela serviu e ainda serve como base moral para todas as organizações tradicionalistas envolvidas nessa função de manter vivas as memórias da cultura gaúcha, tão importantes para nossa história” – afirmou.

A prefeita Sirlei Silveira lembrou a importância do trabalho conjunto do tradicionalismo gaúcho com o poder público oportunizando aos jovens e crianças a escolha de bons caminhos, resgatando valores de uma vida digna, em busca de uma sociedade saudável e com princípios.

Emocionada, a coordenadora da 22ªRT, Carla Behs, lembrou do acendimento da Chama Crioula nacional, em 2011, realizada em parceria com a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), comemorativa aos 50 anos da Carta de Princípios. Disse ainda que a juventude continua atenta, dez anos depois, estudando a cláusula pétrea dos estatutos do Movimento com muito empenho, usando as novas tecnologias: “Nossos jovens estão realizando o 2º Fórum Tradicionalista pela internet, para debater o documento e trocar informações nas Lives durante toda semana de comemorações” – destacou.

O presidente do MTG, Manoelito Savaris, cumprimentou as autoridades, relembrou o parceiro e colaborador dedicado José Roberto Fischborn, que recentemente faleceu, e fez um breve histórico sobre a criação do CTG O Fogão Gaúcho e do Congresso que aprovou a proposição que criou a Carta. “Glaucus Saraiva foi muito perspicaz ao compilar os grandes debates dos Congressos, desde 1954, para poder compor os itens apresentados em 1960 e aprová-los, definitivamente, em 1961, em Taquara” – lembrou Savaris. Agradeceu o empenho dos poderes constituídos, da comunidade taquarense, das entidades tradicionalistas e da 22ªRT para conduzir as atividades comemorativas, e destacou o slogan citado nas falas anteriores, reafirmando Taquara como o berço da Carta de Princípios: “Tenham orgulho em dizer isso, pois vocês merecem esse reconhecimento” – afirmou o presidente.

COMPARTILHE: