Entidades tradicionalistas do estado estão buscando aprimorar suas sedes, a fim de disponibilizar uma melhor estrutura para seus sócios e comunidade, como é o caso da segunda entidade mais antiga do estado, o CTG O Fogão Gaúcho, de Taquara, 22ªRT, o CTG Guardiões da Fronteira, de Tenente Portela, 20ªRT, e o CTG Chaleira Preta, de Gravataí, 1ªRT.

Em Taquara, a patronagem do CTG O Fogão Gaúcho apresentará, no dia 11 de dezembro, projeto de revitalização da sede campeira, que prevê a construção de um novo galpão com características tradicionais de um CTG, revitalização da cancha de laço, reforma do pavilhão de eventos, entre outras melhorias. A ideia, segundo a patronagem, é proporcionar maiores benefícios, como a utilização da área pelos sócios para eventos festivos, dispondo de amplo espaço.

Já o CTG Guardiões da Fronteira, de Tenente Portela, foi contemplado com uma emenda parlamentar do Deputado Federal Covatti Filho, que dispõe da utilização de recursos para a construção de uma sede própria, tão sonhada pela entidade. A liberação oficial do Centro de Cultura e Turismo foi feita na quinta-feira (19), pelo prefeito do município, Clairton Carboni. A partir disso, a entidade está autorizada a ocupar o local e fazer as alterações necessárias, de acordo com o projeto.

Na região metropolitana, o CTG Chaleira Preta, de Gravataí, está em trabalho de reconstrução de sua sede, que no ano de 2017, foi atingida por um temporal. No final de 2018, iniciou-se o projeto de reestruturação da sede, onde a entidade pôde contar com o apoio de comerciantes e da comunidade em geral para a construção da parte de alvenaria. No entanto, segundo o patrão da entidade, Joelci Guimarães, “essa parceria termina em 2020, e para o ano que vem temos a ideia de colocar o telhado e realizar os acabamentos internos”. Para isso, a entidade está buscando recursos, inclusive, por meio de uma vakinha virtual, onde qualquer pessoa poderá fazer a sua doação no link http://vaka.me/899029?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=899029&utm_source=social-shares

Ações como estas refletem a influência social que as entidades possuem frente a comunidade, atuando como locais públicos necessários para o desenvolvimento municipal. Segundo a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, “os CTGs inseridos na sociedade são, de modo geral, a fonte que proporciona a transformação de uma sociedade carente de valores. A melhoria e aquisição de estruturas representa, portanto, uma forma de fortalecer o cerne da entidade e também dispor de um local saudável e comunitário, tão necessário para a sociedade”.

COMPARTILHE: