Uma reunião que entra para a história do tradicionalismo gaúcho organizado, buscando impulsionar o turismo pelo viés cultural no estado, aconteceu na noite de terça (3), por videoconferência na plataforma zoom, envolvendo as coordenadorias regionais, a diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Secretário de Estado do Turismo, Ronaldo Santini e ex-secretário desta pasta, Deputado Estadual, e conselheiro honorário do MTG, Luís Augusto Lara.

O presidente do MTG, Manoelito Savaris, abriu a reunião falando sobre a importância da retomada das atividades através do acendimento da Chama Crioula para dar início aos Festejos Farroupilhas. “Realizar o evento de acendimento da Chama faz parte de uma série de ações para promover a volta das famílias aos galpões. Essa simbologia do local turístico de geração começa a movimentar as cavalgadas pelo estado” – comemorou.

O deputado Lara lembrou como foi no início deste século tematizar os desfiles e acampamentos para atrair turistas para as cidades. “Sabemos quão belos são nossos desfiles e quanto nos orgulham. Mas havia chegado o momento de promover mudanças e, para isso, enfrentamos fortes resistências” – lembrou Lara.

O Secretário Santini, que conhece bem o meio tradicionalista, lembrou que, seguidamente está em alguma atividade com os coordenadores e destacou a importância da reunião. “Depois de receber a boa notícia que encurtamos distâncias no estado, através dos novos voos da companhia Azul, nos reunimos aqui com o deputado Lara e o Movimento Tradicionalista para tratar de atividades em cada canto do Rio Grande. Quero dizer que seremos parceiros em ajudar a fazer o chamamento para a retomada das atividades e colaborar na construção de um protocolo para os eventos tradicionalistas” – afirmou.

COMPARTILHE: