O patrono dos Festejos Farroupilhas de 2015, ex-secretário de atas e conselheiro benemérito do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), padre Amadeu Gomes Canellas esteve na sede da federação, na tarde chuvosa desta quarta-feira (25,) para uma conversa com o presidente Manoelito Savaris.

Pároco da igreja São José, no bairro Sarandi, Canellas completou este ano, seu jubileu de níquel sacerdotal. Aos 81 anos e com muita energia, fez uma visita de cortesia ao MTG dando sua bênção às pessoas que trabalham no local.

Um incentivador da juventude

 Quando entrou para o Movimento Tradicionalista, através do CTG Centauro dos Pampas, no Seminário Maior de Viamão, em 1959, Canellas procurou participar – ainda jovem – do antigo Conselho Coordenador. “Em 1966, no Congresso de Tramandaí, fui nomeado secretário e vislumbrei, bombeando para o futuro, que o Movimento valorizava muito as Prendas através dos concursos (no começo a “Mais Bela Prenda e depois, a Mais Prendada), enquanto os guris ficavam de lado” – conta.

Passou-se uma década, quando partiu da alma do Movimento a ideia já amadurecida de se criar um setor jovem. Então nasceu a Comissão Provisória de Jovens, da qual ele foi orientador, “amadrinhando a gurizada” – como ele lembra.

Não foi fácil a aprovação no Congresso de Veranópolis e Capão da Canoa, pois havia uma forte corrente contrária. A dedicação dos jovens venceu as barreiras, bem como diz o ditado: “quem está montado na razão, não precisa usar esporas”! Tendo cumprido o tempo da Comissão Provisória, foi criado, enfim, o Departamento Jovem. “Continuo acreditando na força juvenil nos principais setores ou organizações da sociedade e, de modo especial, no tradicionalismo que transmite os valores fundamentais para uma convivência fraterna e de respeito ao outro”, concluiu o experiente padre Canellas.

COMPARTILHE: