A Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha, no litoral norte do Rio Grande do Sul, realizará nesta quarta-feira, 6 de janeiro, a “Noite de Reis”. Na impossibilidade de ser presencial, em decorrência das restrições sociais imposta pela pandemia de covid-19, a apresentação do Terno de Reis dos Cantadores Açorianos será transmitida ao vivo a partir das 21h pelas páginas no Facebook da Prefeitura de Santo Antônio e do Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul.
O Terno de Reis é uma manifestação folclórica regional. A referência dos músicos é a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. Tradicionalmente, os ternos de reis percorriam as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que é comemorado o Dia de Reis.
Segundo o vice-presidente artístico do MTG, Valmir Bohmer, é fundamental a preservação deste costume herdado dos portugueses, que representa a peregrinação dos três Reis no destino a Belém.
A Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha é comandada pelo artista nativista Cristiano Quevedo.

COMPARTILHE: