Na manhã de terça-feira (8), um café da manhã oferecido no Galpão Crioulo do Palácio Piratini reuniu duas celebrações – o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023 e a entrega da Medalha Simões Lopes Neto. O evento foi organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac) e da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023.

O tema escolhido este ano foi o centenário da Revolução de 1923, cujo embate deu origem à simbologia dos lenços gaúchos, que evidenciava a oposição entre Chimangos e Maragatos, que divergiam sobre a reeleição de Borges de Medeiros como presidente do Estado. Temática que pode ser apreciada na música do Grupo Alma Gauderia, na voz de Fernando Augusto Espíndola: “Nos tempos de 23”.

Participaram da cerimônia o governador do estado, Eduardo Leite, a secretária de Cultura do RS, Beatriz Araujo, a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Maria Borba Goulart, a secretária-adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, e a patrona dos Festejos Farroupilhas 2023, Maria Luiza Benitez.

A cerimônia contou com a entrega das medalhas Simões Lopes Neto a homenageados, entre eles, a presidente do MTG, que fez questão de citar em seu discurso a presença feminina na cultura gaúcha. “Este ano é especial para o Rio Grande do Sul e para todos os gaúchos. Eu sou lá do Alegrete, onde se deu a batalha e onde a primeira mulher lutou, a Cabo Toco, a primeira mulher gaúcha a servir à Brigada Militar no Estado”, destacou.

Os Festejos Farroupilhas terão início na próxima semana, com o tradicional acendimento da Chama Crioula nos dias 18 e 19 de agosto, no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal, 16ª Região Tradicionalista. Após a cerimônia de distribuição, a centelha seguirá em diversas cavalgadas pelos municípios gaúchos.

08.082023 - Lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023
COMPARTILHE: