A partir desta segunda-feira, o Movimento Tradicionalista Gaúcho estará realizando uma programação especial, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de valorizar o trabalho feminino em defesa da cultura e tradição. Neste domingo, um clipe produzido pelo músico Alci Vieira Jr reuniu mulheres artistas para cantar a música “É a mulher sempre a brilhar”, composta por ele especialmente para a data (assista em https://youtu.be/Pp_6Z5FWqtw)

Diariamente, estão programadas lives que tem como convidadas mulheres de diferentes segmentos. A condução dos trabalhos será feita pelas Prendas do Rio Grande do Sul gestão 2019/2021, como representantes da figura da mulher gaúcha no movimento.

Nesta segunda-feira (08), será o dia da “Arte feminina”. A live contará com a presença das artistas que gravaram o clipe. Presidente do MTG, Gilda Galeazzi, também fará sua participação. Já na terça-feira (09) o tema será “Mulher Gaúcha: sinônimo de protagonismo” e entre as convidadas estarão Maria Luiza Benitez, cantora e comunicadora da Rádio Guaíba, Kelly Matos, comunicadora do Grupo RBS, a produtora cultural e ex-secretária de cultura de Guaíba, Cláudia Mara.

Na quarta-feira (10) será o momento de “Mulheres à frente do seu tempo” contarem suas histórias, relacionando seus trabalhos frente à cultura. Para isso, está confirmada a participação de Erlita Mendes, finalista da gineteada do Rodeio Internacional de Vacaria e campeã da gineteada do Festival de Doma e Folclore de Jesus Maria, na província de Córdoba. A instrutora do CTG Heróis Farroupilhas, Marina Martins, a trovadora e pajadora Tetê Carvalho, e a laçadora Ariane Soares também estarão presentes.

Já na quinta-feira (11), a temática abordará as “Eternas Prendas e a representação da mulher gaúcha”. Esta, organizada pelas atuais Prendas do Rio Grande do Sul, terá participação da Vice-Presidente de Cultura do MTG e 1ª Prenda do RS 2016/2017, Roberta Jacinto, e ainda, das três prendas (de cada categoria) que fizeram parte de gestões no início dos concursos: Andréia Kurroschi, 1ª Prenda Mirim do RS 1983/1984, Ana Cláudia Feltrim, 1ª Prenda Juvenil do RS 1986/1987, e Silvana Caldasso, 1ª Prenda do RS 1979/1980.

Finalizando as atividades, na sexta-feira (12) as crianças prendinhas que representam a nossa cultura em diferentes meios, vão participar falando sobre seus trabalhos e contribuição no tradicionalismo, visto que serão as futuras mulheres a representar os ideais femininos no movimento. Entre as convidadas, estará presente a Nicole Silva, mais conhecida como Nini, que apresenta um quadro semanal no programa Encontro da Tradição.

As lives serão transmitidas pela página do Facebook do MTG e no canal do Youtube do Eco da Tradição. Também foi lançada uma iniciativa para evidenciar a admiração de mulheres, umas pelas outras. É a campanha “De Mulher pra Mulher”, onde a proposta é publicar fotos com outras mulheres, externando sua inspiração e valorização, a fim de exemplificar a força que cada uma possui. Para participar, basta postar uma foto ou vídeo nas redes sociais com a #DeMulherPraMulherMTG.

COMPARTILHE: