Numa época em que a comunicação envolve a sociedade de uma forma diversificada e abrangente, é de fundamental importância estar atento ao que faz da comunicação uma das mais importantes atividades do nosso tempo. Pensando nisso e na tese de Barbosa Lessa que diz que “a cada trinta anos, ao ensejo de alguma rebordosa mundial ou nacional, e havendo clima de abertura para as indagações do espírito, termina surgindo algum “ismo” relacionado com a tradição”, o Movimento Tradicionalista Gaúcho criou um canal digital de comunicação: o Eco da Tradição.
Idealizado para levar as informações aos mais longínquos rincões do nosso estado, o jornal Eco da Tradição foi por duas décadas o veículo oficial do MTG/RS. Ao completar 20 anos, em setembro de 2021, deu lugar ao complexo digital dedicado a ser o informativo oficial do tradicionalismo organizado. “Cada patrão, cada entidade, coordenador, conselheiro, peão ou prenda poderá usar o Eco da Tradição para divulgar suas atividades. O rádio é, sem dúvida nenhuma, um dos mais importantes e democráticos veículos de comunicação já inventados”, disse Savaris.
O programa Chasque do MTG apresentado por Rogério e Liliane Bastos, com a participação de correspondentes regionais, nas manhãs de segunda à sexta-feira, terá muita música, entrevistas, tradição e folclore para todos os gostos. Em alguns dias da semana (que serão definidos no decorrer da programação) será inserido um programa de debate e outro, da área cultural.
A união da cultura gaúcha, tradição, folclore com a comunicação mediada pelas tecnologias da informação tem potencial de transformação social no sentido de formar cidadãos, como preconiza a carta de princípios do MTG, que completou 60 anos.
Serviço:
Radio Eco da Tradição: https://ecodatradicao.com
Facebook: https://www.facebook.com/EcoDaTradicaoOficial
Programa Chasque do MTG: Segunda à sexta das 8h às 10h