O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) entidade federativa dos CTGs e entidades afins do Rio Grande do Sul, presidido por Ilva maria Borba Goulart, realizou a solenidade comemorativa aos 57 anos, no sábado, dia 28, em Palmeira das Missões. Na oportunidade concedeu a Comenda João-de-Barro para os tradicionalistas destaques das Regiões, pelas ações e participações no tradicionalismo. Na mesma solenidade a vice-presidência de Cavalgadas, através de seus departamentos, como a Ordem dos Cavaleiros do RS – Orcav, fez a entrega de outorgas para cavaleiros de acordo com a sua participação em quilometragem em cavalgadas, e este ano, também para os Tropeiros.

Medalha do Mérito Tradicionalista Barbosa Lessa (2023)

No ano de 2002, o MTG criou a sua maior comenda: a MEDALHA BARBOSA LESSA. A concessão dessa honraria é realizada a pessoas ou instituições que tenham contribuído de forma especial no meio tradicionalista e cultural. A concessão da medalha é definida pelo Conselho Diretor do MTG reunido em sessão ordinária. No seu 21º ano de existência a medalha foi concedida para Odila Paese Savaris e Rogério Pereira Bastos.

COMENDA HONEYDE BERTUSSI (2023)

Com o objetivo de reconhecer e destacar músicos, intérpretes e letristas que se dedicam à música regionalista e que a preservam, o Conselho Diretor do MTG criou, no ano de 2015 a COMENDA HONEIDE BERTUSSI. E, neste ano foram homenageados MARIA LUIZA BENITES e LUCIO YANEL.

COMENDA JOÃO-DE-BARRO (2023)

Criada durante a presidência de Dirceu de Jesus Prestes Brizola, a comenda homenageou aqueles que ajudaram a construir a sede da federação, em meados dos anos 90. Quando assumiu o MTG, Manoelito Carlos Savaris trouxe de volta a comenda que passou a homenagear pessoas e entidades que auxiliam as Regiões Tradicionalistas em suas caminhadas. Para homenageá-las, cada coordenadoria regional as indica à Diretoria do Movimento os nomes para o recebimento da COMENDA JOÃO-DE-BARRO.

VICE-PRESIDÊNCIA DE CAVALGADAS (2023)

A vice-presidência de Cavalgadas do MTG, através da OrCav (Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul) e do Departamento de Tropeadas prestou homenagens para 238 cavaleiros entre Aspirantes (127), Rio-grandenses (47), Farroupilhas (9), Antônio de Souza Neto (28), Bento Gonçalves (18) e Monarca (9), além de prestar justa homenagem aos tropeiros de cada Região.

 

COMPARTILHE: