Evento realizado no Parque Assis Brasil em Esteio reúne tradicionalistas de todo o estado em celebração à cultura gaúcha

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) deu início nesta quinta-feira (21/03) à 34ª edição da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) com um dia repleto de provas. O evento ocorre no Parque Assis Brasil, na cidade de Esteio. A FECARS, que se estende até o dia 24 de março, visa preservar os costumes, tradições e folclore do povo gaúcho, além de promover o intercâmbio entre as diversas regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. O evento destaca-se por valorizar e demonstrar as habilidades campeiras, protegendo o homem rural e respeitando as características de cada região.
Ao longo do primeiro dia, foram realizadas diversas provas, incluindo Laço Juiz de Campeira, Laço Peão Farroupilha, Laço Narrador, Laço Conselheiro, Laço Executivo, Laço Inclusão e Laço Braço de Diamante. Um dos destaques dentro da FECARS é o Seminário de Cultura Campeira que ocorrerá no sábado (23/03), promovido pelos Peões do RS. Neste ano, em sua 23ª Edição, o tema será ‘Heranças de tropas e trempes’, abordando a gastronomia tropeira e carreteira, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.
A 34ª FECARS, promovida pelo MTG, com realização da 12ª RT e da Fundação Cultural Gaúcha, é um marco no calendário cultural do Rio Grande do Sul, reunindo tradição, competição e confraternização em um único lugar. Outra atração é a Mostra da Agricultura Familiar, que tem a presença de 15 expositores.
Para mais informações sobre a programação e participação na FECARS, visite o site oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
Atrações desta Sexta-feira (22/03)
Na sexta-feira, dia 22 de março de 2024, a 34ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) continua com programação intensa no Parque Assis Brasil, em Esteio. O dia começa com provas campeiras a partir das 7h30min. A competição tem início com o Laço Rapaz (dupla), seguido pelo Laço Irmão (dupla), Laço Vaqueano (individual), Laço Veterano (individual), Laço Piá (dupla), Laço Menina (individual), Laço Guri (dupla), Laço Guria (individual), Laço Prenda (dupla), Laço Patrão e Capataz (dupla), Laço Pai e Filho (dupla), Laço Geração (trio), Laço Coordenador Regional (individual) e Laço Diretor Campeiro (individual). A programação culmina com a prova do Laço Seleção Equipe, que conta com a participação de 10 competidores em duas armadas. Além das competições, a sexta-feira também marca a Abertura Oficial do evento, prevista para as 18h30min, seguida pela Recepção da Chama Crioula da FECARS, trazida de Santa Cruz pela 5ª RT, conduzida pelos cavaleiros com o apoio da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV). O dia encerra com a emocionante prova da Gineteada, fase classificatórias.
COMPARTILHE: