Com um brilho sem precedentes, o Poncho Verde, DTG de uma escola de Panambi, com apenas dez anos de existência, venceu as danças tradicionais força A, ficou em primeiro lugar na melhor coreografia de entrada e saída, melhor conjunto musical de invernada e o grupo de danças mais popular.

No ginásio poliesportivo em Santa Cruz do Sul, o DTG Poncho Verde apresentou “os homens de preto”, coreografado por Alex Balaka, cujo refrão emocionante mexia com o público: “o boi é bicho, mas tem alma sob o couro”. A coreografia fez referência a história dos tropeiros — que levavam gado para o abate. Mas, no caminho do campo até o matadouro, o tropeiro começa a pensar no destino dos bois e se dava conta de que, embora sejam animais, a alma deles existe e está debaixo do couro.

Cerca de 4,6 mil competidores concorreram em apresentações individuais ou coletivas nas mais de 25 modalidades, como danças tradicionais, dança de salão, declamação, intérprete solista vocal, trova e chula. Modalidades como poesia e contos foram avaliadas fora, pela equipe da Estância da Poesia Crioula. Neste ano, ocorreu a 2ª edição da modalidade de dança gaúcha de salão de pessoas com deficiência (PCD). O ingresso solidário arrecadou quatro mil brinquedos para serem doados na campanha de Natal de Santa Cruz.

O projeto ENART na Comunidade que envolveu os participantes do festival em um desfile pelas ruas de Santa Cruz do Sul, pela segunda vez envolveu gaúchos de diversas partes do estado com o povo santa-cruzense. A cada passagem pelas ruas, os artistas eram aplaudidos e ovacionados pelos espectadores.

Na força B, o grande campeão também faz parte de 9ªRT, só que da cidade de Cruz Alta, o CTG Querência da Serra. Além do campeão da Força A, que foi aclamado pelo público, o campeão da chula também foi unanimidade: Vitor Schimmelpfenig, do CTG Guapos do Itapui/30ªRT. Ouvia-se os presentes ao ginásio gritando: “Vitinho, Vitinho”. O grande campeão geral do ENART, troféu Cuia de Ouro, foi a 18ªRT, pelo segundo ano consecutivo.

O evento é uma promoção e realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com o apoio da Fundação Cultural Gaúcha, da 5ª Região Tradicionalista, da Amigo Internet e Esportes da Sorte, o incentivo cultural do Supermercados Bom Preço, patrocínio da Fruki, Cervejaria Bellavista, e prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, financiamento da Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – O futuro nos une.

confira os vencedores da edição 2023: https://docs.google.com/spreadsheets/d/11zi3NdpAHxv1PohVHVoBBc3kNrX9sJFl/edit?usp=sharing&ouid=116009491961844220017&rtpof=true&sd=true    clique e abra a relação em excel

COMPARTILHE: