A Estátua passará por intervenções finais depois de colocada em sua base, na Avenida dos Estados, e ainda em janeiro deve estar pronta para ser reinaugurada

 No dia 11 de janeiro o Monumento ao Laçador será transportado de volta para o seu Sítio, localizado na Avenida dos Estados, em Porto Alegre. Em restauro desde setembro de 2021, a Estátua passou por diversas intervenções durante o período, que resultaram em um Laçador mais resistente e pronto para estar presente como símbolo da cultura gaúcha ao Rio Grande do Sul.

A recolocação da Estátua no Sítio será entre 16h e 17h, mas antes disso, a partir das 15h, começa a operação de translado do galpão onde está instalado para o restauro. Todo o processo será montado e monitorado pela EPTC, para garantir a segurança do Monumento no trajeto. Durante a volta para casa, o Monumento será escoltado pela cavalaria do Movimento Tradicionalista Gaúcha.

Durante a semana subsequente, serão feitas as intervenções finais na Estátua. Esses ajustes já estavam previstos, pois é necessária a luz do dia para finalizar a restauração do Monumento ao Laçador. Ainda no mês de janeiro, o Laçador deve estar totalmente pronto para ser reinaugurado e entregue à cidade. “São sete anos de um projeto que muito nos orgulha, e poder devolver um Monumento restaurado, seguro e que simboliza tanto a força dos gaúchos é uma alegria imensa. Em especial neste ano em que a Capital Gaúcha completa 250 anos. Entregamos o Laçador já visando o próximo projeto, pois acreditamos na importância da cultura e da relevância do projeto que o Sinduscon criou”, destaca o Coordenador do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, Zalmir Chwartzmann.

O Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), atua há mais de sete anos promovendo a restauração de monumentos históricos espalhados pela cidade e está à frente do projeto de restauro do Laçador desde o ano de 2016, quando foram constatadas fissuras e rachaduras. O restauro foi viabilizado pelo Sindicato através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Junto do Sinduscon-RS está também a Associação Sul-rio-grandense da Construção Civil e a prefeitura de Porto Alegre. O projeto tem ainda o patrocínio da Gerdau e da Sulgás e conta com o apoio da JOG Andaimes, Elevato, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Phorbis Empreendimentos Imobiliários.

A Ordem dos Cavaleiros do Rio grande do Sul, sob a liderança do Diretor da Macrorregião, Solon Silva, com apoio da 1ª Região Tradicionalista, Coordenador Luiz Lamaison, estarão fazendo a escolta de retorno a cavalo, concluindo assim a ação que começou no dia 28 de setembro de 2021, quando ela foi retirada para restauro.

 

jornalista Eduarda Oliveira
COMPARTILHE: