Quando abrimos as páginas da história buscamos encontrar ali as informações necessárias para entender determinado espaço-tempo, eventos que movimentaram um lugar ou outro, pessoas que estiveram e que escreveram a sua participação, ou não, e por isso precisamos que as folhas sejam preenchidas. Neste sábado, 5, pela manhã, em Imbé, aconteceu o 34º Seminário Estadual de Prendas, na Câmara Municipal de Vereadores, de forma online.

A anfitriã do evento foi a 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Natália Bernardo, que esteve sempre ombreada pelos colegas da Gestão Candeeiro. Músicos litorâneos, como Mario Tresoldi, fizeram os espetáculos do seminário e, as palestras sobre Cavalhadas e o Baile do Masquê, foram realizadas pelos representantes do Instituto Histórico de Santo Antônio da Patrulha, Ana Zenaide Gomes Ourique – Professora e Folclorista; e Luciano Peixoto – Historiador e Conselheiro de Cultura do RS.

A 2ª Prenda do Rio Grande do Sul apresentou o estudo feito sobre a origem, as anfitriãs, as cidades e assuntos que compuseram a história dos seminários ao longo de 35 anos, desde sua primeira edição em 1987, organizado pela 3ª Prenda do RS, Sandra Henz Vargas. O registro permitirá futuras contribuições para os anais do evento, que teve mais de 550 inscritos. Para encerrar o Seminário, os jovens da Gestão Candeeiro cantaram a música que caracteriza o grupo: Sinuelo de Luz.

Album no facebook: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=MTGRIOGRANDEDOSUL&set=a.1914884168699888

COMPARTILHE: