Na chuvosa tarde desta segunda-feira, 19 de setembro, nas dependências do Palacio Piratini, em Porto Alegre, foi realizada a entrega dos diplomas de Embaixadores e Cônsules Honorários do Estado do Rio Grande do Sul às pessoas que dedicam seu tempo para a manutenção e preservação dos usos e costumes fora do território rio-grandense.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Rio Grande do Sul, Manoelito Carlos Savaris destacou que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho que os tradicionalistas fazem pela preservação da cultura gaúcha e pela difusão dos costumes Brasil afora. “Se nós aqui temos dificuldades, imaginem em Boa Vista/RO” – disse Savaris. “Mas eles têm uma coisa que nós aqui não podemos nos dar o direito de ter: Saudades” – concluiu.
Roberto Basso, presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), lembrou que o tradicionalismo gaúcho organizado mantém firme quatro tentos: Deus, família, Pátria e Tradição. “É isso que nos motiva a continuar, a cada dia” – afirmou.
CÔNSULES
Alceu Luiz Ricetti
Alexandre Romero
Daiane Pereira de Souza
Dirmalei Francisco Gomes Silva
Emilhano Failla Seron
Erzidio Zavareze
Jayme Roque Huppes
Juliana Maris Peixoto Bonato
Leonir Trapp
Maria Inês Senter Basso
Maria Vitória Pereira de Souza Bittencourt
Mauro Geraldo
Miguel José Manfrin
Nelson Shiestl Junior
Odair Biguelini
Raul Canal
Ricardo Alcântara Rodrigues
Victor Paiva da Silva
EMBAIXADORES
Alex Sander Godinho Corrêa
Carlos Pignone Gonzalez
Elóis Felício Rodrigues
Francisco José Muller de Souza
Gilberto José Zortêa
Pedro Leopoldo Bittencourt