Na sessão ordinária do poder legislativo erechinense, realizada no dia 06 de dezembro, a Conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Roseli Terezinha Battisti, solicitou ao poder executivo a inclusão de conteúdos sobre a cultura gaúcha nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Erechim. “Pelo motivo, de que creio ser fundamental valorizar e respeitar as raízes históricas, folclóricas, culturais e artísticas do Rio Grande do Sul” – afirmou.

Para que não esfriasse a ideia, na quarta, 02 de fevereiro, em reunião na secretaria municipal de educação com a secretaria de educação, Verenice Teresinha Lipsch, e com a coordenadora do setor de documentação, Claudia Manica de Quadros, debateram os meios para implementar este conteúdo, englobando nossa história, tradições, folclore e outras fontes de conhecimento pertinentes à boa evolução das crianças no meio social.

Recentemente o Movimento Tradicionalista Gaúcho, firmou uma parceria com a FAMURS promovendo um curso de capacitação para tratar deste assunto, direcionado aos professores que irão trabalhar com este projeto sociocultural.

Faremos uma visita a Campo Bom, município pioneiro na implementação do estudo da cultura gaúcha dentro das escolas, que por mais de 15 anos servem de modelo. Cabe salientar que em torno de 30 municípios do nosso estado já adotam essa prática nas bases curriculares” – lembrou Roseli.

COMPARTILHE: