A programação do 35º Entreveiro Cultural de Peões do Rio Grande do Sul teve início na noite desta quinta-feira (18/04)
A cerimônia de despedida é uma tradicional realização que faz parte dos festejos que elegerão os novos peões do estado do Rio Grande do Sul. No evento, realizado no CTG Passo do ljuí, uma série de autoridades marcaram presença valorizando o trabalho de todos pela preservação da cultura tradicionalista. A presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Ilva Maria Borba Goulart, falou com emoção da importância dos representantes que levam o nome do RS à frente.
“Não seríamos o que somos se não houvesse esses jovens junto conosco. Nesse ano que passou tivemos muitos percalços, mas ninguém pode contra o destino. Lembraremos de vocês, em cada estrada que cruzamos e em cada evento que nos encontramos e o valor que vocês deram por esse pedaço de chão”, afirmou a presidente do MTG”, afirmou Ilva.
Renata de Cássia Moraes, vice-presidente de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho, também expressou a sua gratidão.
“Foi ótimo ter convivido com vocês, conhecer o jeito de cada um. Tivemos uma alegria grande em ver vocês integrados e se compreendendo entre si”, disse.
Participaram da despedida os peões eleitos para gestão 2023: Andrei Luiz Fonseca do CTG Passo do Ijuí, representando a 3ª Região Tradicionalista; Natan Salvini do CTG Jango Borges de Arvorezinha, da 14ª Região Tradicionalista, e Gabriel Azeredo de Mello do CTG Estância do Montenegro de Montenegro, da 15ª Região Tradicionalista. Na categoria guri, os destaques foram Matheus Henrique Frohlich Santos do CTG Querência de Nova Hartz, representante da 30ª Região Tradicionalista, Francesco Dartora Mazocco do CTG Querência Xucra de Putinga, da 14ª Região Tradicionalista, e Talles Alves Manganelli do CTG Pedro Telles Tourem de São Francisco de Assis, da 10ª Região Tradicionalista. Já na categoria piá, foram reconhecidos Vitor Sá Barbosa do CNN Sentinela do Rio Grande de Rio Grande, representante da 6ª Região Tradicionalista, José Pedro Portella Battisti do CTG Galpão da Boa Vontade de Palmeira das Missões, da 17ª Região Tradicionalista, e Henrique Provensi Galvagni do CTG Sinuelo das Coxilhas de Espumoso, da 14ª Região Tradicionalista.
“Eu agradeço a muitas pessoas importantes na minha vida e na minha trajetória. Mas agradeço, inicialmente, a oportunidade, que eu tive em ser o Peão do Rio Grande do Sul, através do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Agradeço a minha querida, amada, 3a Região tradicionalista, que me conhece e não é de hoje, pois muitos já ouviram falar que concorri muitas vezes aqui na minha região. Foram diversas tentativas até eu conseguir. E foi assim, com apoio e muitas mãos amigas, mãos voluntárias, mãos do bem, que me levantaram todas vezes que foram necessárias que consegui”, discursou o 1o Peão da gestão 2023-2024, Andrei Luiz Fonseca do CTG Passo do Ijuí, representando a 3ª Região Tradicionalista.
O evento também contou com a participação do coordenador da 3a Região Tradicionalista, João Celeste Pereira Ramos, e do vice-patrão do CTG Passo do Ijuí, João Luiz Cassiano Dutra. A presença de Iara Vanice Roche, presidente da Comissão Executiva do Entreveiro Cultural, e dos padrinhos do evento, César Augusto Gallert-Felipim e Lucas Dairion Vieira, deram ainda mais brilho ao evento.
Durante a solenidade houve a Benção preferida pelo pastor Elemar Frederico Reus da comunidade Luterana São Paulo, da esquina gaúcha, e o pastor Cleiton Gilberto Maldaner da comunidade Luterana São Lucas de Entre Ijuís. O encontro teve, ainda, a participação das Prendas do Rio Grande do Sul na gestão 2023-2024.
Ao longo do dia, os participantes também participaram de uma visita ao Sítio Arqueológico São João Batista, localizado em Entre-Ijuís, explorando um local histórico e culturalmente rico da região.