Neste final de semana em Pelotas, durante a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, a 18ª Região Tradicionalista conquistou a o “TROFÉU CYRO DUTRA FERREIRA”, de campeão FECARS-2022 (somatório das modalidades). Na modalidade Laço Equipe, ou Seleção, com 10 laçadores, uma das mais atrativas disputas da festa, a 18ªRT ficou em segundo lugar, ficando atrás somente da 25ªRT. O coordenador Márcio D’avila comemorou muito. “É demais! Um feito inédito, porque eu acreditei neles e eles acreditaram em mim. Um de cada CTG, que muitas vezes estão em lados opostos nos rodeios, estavam lá, juntos pela Região” – disse Márcio.

A história da premiação

O MTG instituiu o troféu rotativo para premiar a equipe (seleção) de dez laçadores que vencer cada edição da FECARS e outro troféu, não rotativo, para premiar a RT que obtiver a maior pontuação em cada Festa.

No ano de 1989 foi instituído o troféu rotativo “TROFÉU VALDIR MUNIZ SILVEIRA”, que teve seu ciclo encerrado no ano de 2013, quando a 27ª RT venceu pela 5ª vez, de forma intercalada, a FECARS. No ano de 2014 foi criado o “TROFÉU ALFREDO JOSÉ DOS SANTOS”, uma homenagem ao criador do tiro de laço, para premiar a modalidade de “Laço Equipe”.

Em 2002, foi criado o troféu “Laço de Ouro Rei Verde”, em 2005, o troféu passou a ser denominado “Laço de Ouro Marca Grande” e, em 2008, passou a ser denominado “TROFÉU CYRO DUTRA FERREIRA” para ser entregue em caráter definitivo à Região Tradicionalista que obtiver o maior somatório de pontos nas competições das diversas modalidades da FECARS.

25ª leva o laço seleção com a 18ª no encalço

Laço Seleção é uma das disputas mais atrativas disputas da festa, e que o narrador faz vibrar como se fosse uma partida de futebol, transmitindo muita energia para a pista. Imagine 80 armadas disparadas em direção as aspas do animal e que, somente duas ou três vezes a bandeira foi negativa – branca – (25ªRT, 78/80 e 18ªRT, 77/80). O coordenador Rodrigo Ramos, da 25ªRT, comemorou muito e, tanto ele quanto o narrador Renato Gabana, ofereceram o título ao presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, que não pode estar na festa devido a uma enfermidade.

A 18ª RT ficou com o segundo lugar e a 27ª RT em terceiro na modalidade seleção. Confira os resultados da FECARS  2022 clicando no LINK:

https://www.mtg.org.br/wp-content/uploads/2022/05/RESULTADOS-FECARS-2022.pdf

FOTOS (Álbum):  https://www.facebook.com/media/set?set=a.365424308950315&type=3

COMPARTILHE: