Pela primeira vez na história, a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC) vai destinar recursos específicos para custear despesas com o translado da Chama Crioula nas 30 Regiões Tradicionalistas. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro. Cada região receberá R$ 8.500, totalizando um investimento significativo na valorização das cavalgadas oficiais que marcam o início da Semana Farroupilha.

Segundo nota de esclarecimento divulgada pela Vice-Presidência de Cavalgadas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), o repasse será realizado por meio da Fundação Cultural Gaúcha, responsável legal pela execução dos recursos.

O apoio financeiro será exclusivo para as regiões tradicionalistas que realizarem, a cavalo, o percurso de busca da Chama Crioula em Caxias do Sul, sede da geração em 2025. É vedado o uso de transporte motorizado (a não ser no apoio), e a prestação de contas será obrigatória, com apresentação de notas fiscais compatíveis com o objeto do recurso.

“A medida visa fortalecer a preservação da cultura gaúcha, incentivando que a tradição seja mantida com autenticidade, responsabilidade e transparência”, diz o diretor da Orcav, Airto Timm

COMPARTILHE: