MTG participa da abertura das comemorações dos 100 anos do Palácio Piratini

Uma comitiva do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) participou na manhã de hoje, 17, da cerimônia de abertura das comemorações do Centenário do Palácio Piratini. Representando todas as regiões tradicionalistas, a 3ª Prenda do RS, Juliane Carvalho, e o 1º Piá Farroupilha do RS, Henrique Moraes, entregaram ao governador Eduardo Leite uma adaga de “S”, que irá compor o acervo histórico do Palácio Piratini.

Durante a entrega, a vice-presidente de Cultura do MTG, Roberta Jacinto, falou em nome da entidade que o presente simboliza os valores da cultura gaúcha, os vínculos com a terra, as memórias e os sentimentos que unem os rio-grandenses em torno do mesmo ideal.

Em um dos trechos do discurso, foi dito: “Esta adaga simboliza a união do presente ao passado, algo tão essencial para o nosso progresso. Por isso, além de fortalecer nosso elo cultural, esperamos que essa lâmina imaginária cumpra a função de cortar os males que vivemos, curando desigualdades, abrindo caminho à liberdade e afirmando nosso valor maior: a humanidade. Assim, irmanados simbolicamente, parabenizamos nosso aniversariante. Parabéns, Palácio Piratini!”.

Participaram também da comitiva o presidente interino e Adido Cultural do RS, César Oliveira; o vice-presidente Campeiro, Adriano Pacheco; o diretor de Laço, Marcelo de Moraes; e o representante do Piquete Vaqueanos da Tradição, de Taquara (22ª RT), Júlio Mingote.

COMPARTILHE: