Apresentações de dança, música e poesia encantam o público no Parque da Oktoberfest

O sábado, (16/11), amanheceu vibrante em Santa Cruz do Sul com o ENART 2024. As apresentações emocionam o público com performances que exaltam histórias, temas e tradições do Rio Grande do Sul, evidenciando o talento e a dedicação das invernadas artísticas. Além das competições de dança, outros palcos recebem eliminatórias de modalidades musicais, declamações e trovas.

Força A

As apresentações do 2º bloco de Grupos da Força A na manhã emocionaram o público com uma diversidade de temas e histórias. Entre os quesitos avaliados na apresentação das invernadas estão correção coreográfica, harmonia, interpretação, indumentária e musical.

O CTG Gildo de Freitas (1ª RT) destacou a trajetória de Pedro Campeiro e Maria Clara Morena, enquanto o CTG Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (4ª RT) trouxe a temática do Chamamé. O CTG Pousada do Imigrante (11ª RT) retratou a luta dos Maragatos através de Gumercindo Saraiva, e o CTG Sociedade Gaúcha de Lomba Grande (30ª RT) apresentou o casamento de Jacob e Catarina. Já o PTG Bocal de Prata (23ª RT) encantou com “De Pai para Filho”, e o CTG Cel. Thomaz Luiz Osório (26ª RT) abordou “De Viola a Atabaque”. O CN Boitatá (3ª RT) celebrou o Baile de Fronteiro, e o CPF Piá do Sul (13ª RT) trouxe os patrulheiros Abas-Largas.

Na sequência, o 3º bloco seguiu encantando o festival. Destaques incluem o CTG Galpão Crioulo (19ª RT) com o Chamamé e o CTG Campo dos Bugres (25ª RT) homenageando o homem dos arreios. O CTG Tiarayu (1ª RT) celebrou a participação feminina na Gineteada, enquanto o CTG Guapos do Itapuí (30ª RT) explorou a história da cidade de Sacramento, no Uruguai. O AT Poncho Branco (13ª RT) emocionou com o “Canto das Lavadeiras”, o CTG Candeeiro da Amizade (5ª RT) destacou as missões jesuíticas, o CTG Galpão Campeiro (19ª RT) apresentou a evolução do Chiripá, e o CTG Estância Velha da Tradição (18ª RT) abordou a influência castelhana na cultura gaúcha.

Força B

A manhã de sábado foi marcada, também, pelas apresentações do 2º Bloco da Força B. Subiram ao palco o GTC 20 de Setembro (23ª RT), CTG Os Gaudérios (5ª RT), CTG Tapera Velha (9ª RT), DTG Piazito da Tradição (24ª RT), PTG Jayme Caetano Braun (18ª RT), CTG Galpão Crioulo (7ª RT), DTG Leão da Serra (12ª RT) e CTG Pedro Telles Tourem (10ª RT), encantando o público com suas coreografias e histórias envolventes.

Na sequência, o 3º Bloco trouxe mais oito grupos em busca de uma vaga para a grande final de domingo. Entre os destaques estiveram o CTG O Fogão Gaúcho (22ª RT), CTG Querência Xucra (18ª RT), CTG Ronda Crioula (13ª RT), CTG Velha Carreta (9ª RT), CTG Tropilha Farrapa (24ª RT), CTG Vinte de Setembro (3ª RT), CTG Estirpe Gaúcha (11ª RT) e CTG Tropeiro da Serra (15ª RT).

Outras modalidades

Ao longo da manhã, ocorreram ainda etapas eliminatórias de intérprete Solista Masculino e Feminina no Palco C. O público também acompanhou eapas com disputa direta de final como Bandoneon, Gaita de Boca, Gaita Cromática, Gaita Piano, Gaita de Botão até 8 baixos, Gaita de Botão mais de 8 baixos, Viola, Violino, Violão e Conjunto Instrumental. O sábado conta, também, com a classificatória Intérprete Solista Vocal Masculino durante a manhã e feminino à tarde. A entrega de troféus dessas modalidades ocorrerá a partir das 16h30min.

O Palco E recebeu eliminatórias das trovas campeira, de Martelo, e estilo Gildo de Freitas durante a manhã, classificando-se 10 concorrentes para final de domingo. À tarde haverá a Pajada e o Causo. Já o Palco F trouxe a eliminatória da Chula e a semifinal acontecerá no início da noite. Serão 12 concorrentes classificados da eliminatória de sábado. Enquanto isso, ná no Palco G, durante a manhã, foram realizadas eliminatórias das Danças Gaúchas de Salão. No Palco H e I, ocorrem eliminatórias da Declamação Feminina e Masculina.
.
Atividades Paralelas

Como atividades complementares, o ENART teve ainda o XXXII Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha no Palco J. A presidente da 5ª Região Tradicionalista, anfitriã do encontro, Marisa Rossa, valorizou a massiva presença de jovens no evento.

“Gostaria de falar especialmente para vocês: jovens, piás, mirins, prendas juvenis, guris, prendas e peões. Vocês precisam ter sempre em mente que são a alma do movimento. Tenho certeza de que muitos já ouviram isso, mas é essencial que tenham no coração o amor por essas tradições. Participem do departamento jovem, pois é ali que vocês darão início efetivo ao trabalho em prol do movimento”, discursou Marisa.

A Mostra Artística é outra atração com apresentação de modalidades declamação, dança gaúcha de salão, instrumental, trova, intérprete em diversas categorias, todas apresentações na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, em frente à Catedral São João Batista.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Fundação Cultural Gaúcha, com o apoio da 5ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Estado do Turismo. Conta ainda com incentivo cultural da Amigo Internet e Dinâmica Distribuidora de Alimentos, além de patrocínios da Fruki, Banrisul, HMD Equipamentos Gastronômicos, Massas Italiany e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O financiamento é viabilizado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob o lema “O futuro nos une”.

Cobertura

Para mais informações sobre a programação e os detalhes do ENART 2024, acesse o site oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho (www.mtg.org.br) ou acompanhe as redes sociais do MTG (Instagram e Facebook). As apresentações também serão transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube Eco da Tradição (youtube.com/@ecodatradicao350).

Redação: Marcelo Matusiak

 

COMPARTILHE: