Em um domingo radiante com sol forte e um céu quase sem nuvens, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) participou, na manhã deste domingo (7/9), em Porto Alegre, do Desfile de 7 de Setembro. O ponto alto do evento ocorreu quando o governador Eduardo Leite e o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, retiraram uma fagulha da Pira da Pátria e entregaram ao Vice-Presidente de Cavalgadas do MTG, Márcio Martins Davila.
Realizado na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, o desfile começou com a passagem de diversas tropas do Exército. Eles foram seguidos por agentes da Polícia Rodoviária Federal, pelas forças de segurança do Estado, pela Guarda Municipal de Porto Alegre, pela fiscalização de trânsito da EPTC e pelo grupo de motociclistas Insanos Brasil. Na sequência, vieram os cavalarianos do Regimento Osório, do Exército e do 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar.
Marcio Martins Davila desfilou acompanhado de cavaleiros da Orcav e do grupo Sentinela da 1ª Região Tradicionalista (1ª RT) repetindo o gesto de Paixão Côrtes, em 1947. Após receber o archote da Pira da Pátria do governador Eduardo Leite, Marcio foi até o colégio Júlio de Castilhos junto de seus companheiros para fazer o acendimento do candieiro no colégio assim como Paixão fez em 1947. No dia 14/9, ocorre a abertura oficial dos Festejos Farroupilha, no Palácio Piratini.
Concluída a abertura dos Festejos Farroupilha a chama será levada ao Palácio Piratini, para a Assembleia Legislativa, Brigada Militar, Polícia Civil, Prefeitura, Maçonaria e o Parque da Harmonia. “Hoje, foi o aquecimento para o nosso evento. Está tudo pronto, só esperamos o 20 de Setembro”, afirmou o vice do MTG.
Texto e fotos: Sandro Vinciprova/MTG
