
MTG comemorou seus 59 anos com solenidade festiva em Serafina Corrêa, durante o último sábado, 25 de outubro, com entrega de outorgas e homenagens (fotos Marcelo Ribeiro/Imprensa MTG)
Em mais um capítulo marcante de sua trajetória, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) celebrou os 59 anos de fundação com um grande evento realizado no sábado, 25 de outubro, em Serafina Corrêa, na Serra Gaúcha. Ao longo do dia, foram prestadas homenagens a tradicionalistas de diferentes regiões, além das inéditas distinções aos tropeiros e carreteiros, e das entregas das Comendas Barbosa Lessa, Honeyde Bertussi e João-de-Barro, no Ginásio Irceu Antônio Gasparin.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e lideranças tradicionalistas, entre elas o prefeito Daniel Morandi, o vice-prefeito Eduardo Matielo, o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, o coordenador da 11ª Região Tradicionalista, Renato Gabana, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, a secretária municipal de Educação e responsável pela pasta da Cultura e Turismo, Fernanda Tapparo, o presidente da comissão organizadora, Adalberto Bastian, e a presidente da Câmara de Vereadores, Morgana de Fátima Tecchio, além dos vice-presidentes do MTG.
Um momento histórico foi a entrega das medalhas “Osório Santana Figueiredo” e “Cristóvão Pereira de Abreu” a carreteiros e tropeiros em reconhecimento à contribuição para a história e a cultura gaúcha, sendo inédito aos carreteiros e Outorgados cavaleiros e cavaleiras pela Ordem dos Cavaleiros do RS (ORCAV). As homenagens foram propostas pela vice-presidência de Cavalgadas, conduzida por Márcio D’Ávila, e estendidas também a pesquisadores e incentivadores da tradição.
Durante a cerimônia, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, expressou gratidão e orgulho pela trajetória da entidade e pelas pessoas que mantêm viva a chama do tradicionalismo. “O que nos move não é cargo, religião ou posição social. O que realmente importa é o amor que cada um sente pela cultura gaúcha — esse sentimento que arde no coração e nos une como irmãos”, declarou. Gradaschi destacou o papel dos coordenadores, patrões, prendas e peões na preservação das tradições, lembrando que o MTG nasceu do amor às raízes e cresceu com o esforço coletivo. Encerrou reafirmando que tradição não é permanecer no passado, mas seguir adiante com respeito e lealdade, mantendo viva a chama que simboliza o orgulho de ser gaúcho.
Ao final da solenidade de abertura, o presidente do MTG, Alessandro Gradaschi, o prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, e representantes da 5ª Região Tradicionalista assinaram um termo de compromisso para a realização das comemorações dos 60 anos do Movimento, em 2026.
O dia ainda contou com a entrega das Medalhas Honeyde Bertussi a João Luiz Corrêa (representado pelo filho, Marcus Vinicios) e a Mano Lima; e da Medalha Barbosa Lessa — a mais alta honraria do MTG — a Evandro Martins Otero, Jandira Bresolin Tisott, Márcio Martins D’Ávila, Vanderléa Belegante Nervo e ao governador do Estado, Eduardo Leite. Após o almoço, servido no Acampamento Farroupilha de Serafina Corrêa, foi entregue a Comenda João-de-Barro a 70 tradicionalistas e entidades das 30 Regiões Tradicionalistas.
Nesta Comenda, também foram agraciadas as entidades tradicionalistas que no ano anterior, alcançaram a pontuação máxima na lista de Destaques Tradicionalistas do MTG. Foram agraciados o CTG Tapera Velha (9ª RT), CPF Piá do Sul (13ª RT) e CTG Galpão Campeiro (19ª RT).
O MTG, por meio de sua diretoria, agradeceu a todos que participaram desta celebração que reuniu tradicionalistas de todo o Estado em Serafina Corrêa, reafirmando o compromisso de seguir cultivando e fortalecendo as tradições gaúchas.
Texto e fotos: Marcelo Ribeiro (Jornalista MTB/RS nº 16.649)
Confira as fotos do evento na galeria em nosso Facebook clicando NESTE LINK
