Recursos beneficiam 26 entidades culturais devastadas pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso do tradicionalismo com a solidariedade e a reconstrução
Em um encontro marcado pela solidariedade e pelo espírito de união, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Fundação Cultural Gaúcha (FCG) realizaram o repasse de R$ 1,3 milhão a 26 entidades das Regiões Tradicionalistas 1ª, 2ª, 12ª, 15ª e 24ª, severamente impactadas pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em maio. O evento, realizado no auditório do MTG na noite de 6/11, contou com a entrega simbólica de R$ 50 mil para cada entidade, valor destinado a apoiar a reconstrução dos centros culturais afetados. O presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Oscar Gress, liderou a cerimônia e destacou o esforço coletivo para angariar recursos e permitir que essas entidades sigam promovendo a cultura e as tradições gaúchas.
As ações de socorro começaram em maio, quando o Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores catástrofes de sua história. Durante o período de calamidade, o MTG mobilizou a arrecadação de donativos, como alimentos, roupas e produtos de higiene, além de organizar a distribuição de marmitas para famílias desabrigadas.
Os recursos foram captados exclusivamente pela campanha “Pix SOS Rio Grande do Sul”, que visou apoiar a reconstrução das entidades e está alinhada ao primeiro item da Carta de Princípios do tradicionalismo gaúcho: o compromisso com a comunidade.
“Quando questionavam o que o MTG e a Fundação Cultural Gaúcha estavam fazendo para ajudar, realizamos um trabalho silencioso, mas eficiente, levantando a real situação das entidades para buscar soluções possíveis. Com essa parceria entre o governo do estado e o comitê ‘Pix SOS’, agora consolidamos nosso compromisso. A partir deste repasse, cabe às Coordenadorias Regionais e às entidades aplicar os recursos e prestar contas, garantindo a transparência necessária para esta ação”, afirmou o presidente da FCG, Oscar Gress.