Evento reuniu lideranças para discutir os rumos do tradicionalismo para o ano de 2025

O 72⁠º Congresso Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) foi um marco, não só pela sua representação, mas pelo valor cultural do local que acolheu a atividade, o histórico Clube Farroupilha, em Ijuí. O evento anual, que reúne as principais lideranças culturais das trinta e uma regiões tradicionalistas do estado, teve como objetivo discutir e estabelecer diretrizes claras para o tradicionalismo gaúcho organizado, visando a preservação dos aspectos tradicionais e a organização das atividades.

“Gostaria de expressar minha profunda alegria de estarmos aqui. Não tenho palavras para agradecer. Se não fosse pela equipe de trabalho, eu certamente não estaria aqui hoje. Agradeço imensamente a todos os coordenadores e coordenadoras das regiões tradicionalistas que estiveram conosco no Congresso. Tenho certeza de que estamos saindo daqui com ideias renovadas para avançar com nosso movimento e entregá-lo às futuras gerações da maneira que elas merecem”, afirmou a presidente do MTG, Ilva Goulart.

Durante o congresso, foi anunciado o tema anual para 2025: “Regionalismo, bairrismo e identidade campeira: A preservação dos grupos locais para a valorização da herança cultural”. A escolha do tema reflete a importância de valorizar as raízes e a identidade cultural das diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Além disso, foram confirmadas as sedes dos próximos eventos: o Congresso de 2025 acontecerá em Cachoeira do Sul e a Festa Camepira do Rio Grande do Sul – FECARS 2025 – será realizada em Santa Cruz do Sul, ambas cidade pertencentes a 5ª RT.

A mesa dos trabalhos do congresso tradicionalista foi composta pela presidente, Patrícia Marques Oliveski, pelos vice-presidentes, conselheiro Luiz Paulo Franken e Murilo Andrade, pela secretária Odila Paese Savaris e pelo relator geral Evandro Othero Martins.

A candidatura unificada para a presidência do MTG no período 2025/2027 foi lançada durante o congresso recebendo o apoio da diretoria do MTG e dos coordenadores regionais, com Alessandro Gradaschi, coordenador da 7ª RT, como candidato. O Congresso também contou com palestras do vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Geziel Souza, sobre o Pró-Cultura e projetos incentivados, e José Augusto Fiorin, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, que abordou a história da Colônia de Ijuhy e a importância do Clube Farroupilha, fundado em 1943.

Outro momento marcante foi a apresentação das Prendas e Peões do RS 2024/2025 no 72º Congresso Tradicionalista Gaúcho. A chama crioula, vinda do último congresso realizado em Alegrete em 2023, chegou acompanhada pelos cavaleiros da 4ª RT e contou com a presença do prefeito Márcio Amaral, que convidou para o Acendimento e distribuição da Chama Crioula oficial dos festejos farroupilhas de 2024.

COMPARTILHE: