O ENART 2024 viveu um dia de superação e emoção, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, reunindo milhares de apreciadores da cultura gaúcha. Com uma expectativa de 30 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, o festival acontece em 10 diferentes palcos. Neste sábado (16/11), os participantes enfrentaram um dia de forte calor, mas superaram as dificuldades com apresentações emocionantes, que garantiram a classificação de diversos grupos nas modalidades de Danças Tradicionais, Força A e Força B, rumo à grande final.

Classificados Força A

Na tarde de sábado foram anunciados os grupos classificados do Bloco 2. Avançaram para a próxima etapa o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas (4ª RT), o PTG Bocal de Prata (23ª RT), o CTG Cel. Thomaz Luiz Osório (26ª RT) e o CPF Piá do Sul (13ª RT).  No Bloco 3, quatro grupos garantiram presença na final do ENART 2024. São eles: CTG Tiarayú, de Porto Alegre (1ª RT); CTG Guapos do Itapuí, de Campo Bom (30ª RT); AT Poncho Branco, de Santa Maria (13ª RT); e CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz (5ª RT).Os grupos retornam ao palco no domingo, prontos para disputar a grande final.

Força A emociona o público com apresentações que exaltam a história e a cultura gaúcha

A tarde contou com as apresentações dos blocos 4 e 5. Grupos de diferentes regiões do Estado. No 4º Bloco, o CTG Os Farrapos (26ª RT) trouxe uma  reflexão sobre a solidão e o ciclo das estações. Já o CTG Felipe Portinho (7ª RT) reviveu a atmosfera das pulperias, locais que eram o coração da vida social e comercial na América Latina. O DTG Poncho Verde (9ª RT) homenageou as mulheres e parteiras, enquanto o CTG Heróis Farroupilhas (25ª RT) destacou a colonização italiana. A história de amor entre Mariana e Juvenal ganhou vida na apresentação do CTG Sentinela da Querência (13ª RT). O CTG João Sobrinho (23ª RT) explorou as raízes ancestrais e a fusão de ritmos entre negros e brancos no litoral. Já o CTG Independência Gaúcha (12ª RT) retratou as marcações de gado e o cotidiano dos Linyeras, e o CTG M’Bororé (30ª RT) realizou uma viagem ao passado nas forjas das danças tradicionais.

Ainda restam se apresentar no 5º Bloco, o CTG Querência da Serra (9ª RT) com a Romaria de Nossa Senhora de Fátima; a União Gaúcha João Simões Lopes Neto (26ª RT) abordando as cicatrizes da guerra, inspirada na “Casa das Sete Mulheres”. O CTG Lanceiros da Zona Sul (1ª RT) vai exaltar os ideais de liberdade, igualdade e humanidade da Revolução Farroupilha. Por sua vez, o CTG Ronda Charrua (25ª RT) vai narrar a trajetória da família Fialho e Silva, e o CTG Giuseppe Garibaldi (24ª RT) traz a história de amor entre Ana e Pedro, um valente missioneiro. O CTG Farroupilha (6ª RT) destacará as manifestações religiosas dos pescadores sulistas em devoção a Iemanjá, e o GN Ibirapuitã (4ª RT) homenageará o povo andino. Finalizando, o CTG Camaquã (16ª RT) celebra a Cruz de São Miguel.

Força B 

Na tarde de sábado, 15/11, foram revelados mais classificados do Bloco 2: o GTC 20 de Setembro – Xangri-lá (23ª RT), o CTG Os Gaudérios – Cachoeira do Sul (5ª RT), o DTG Piazito da Tradição – Venâncio Aires (24ª RT) e o CTG Pedro Telles Tourem – São Francisco de Assis (10ª RT).  No Bloco 3 os classificados que avançam para a final do ENART 2024 são: CTG Ronda Crioula, de São Sepé (13ª RT); CTG Velha Carreta, de Santa Bárbara do Sul (9ª RT); CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado (24ª RT); e CTG Estirpe Gaúcha, de Guaporé (11ª RT). Os grupos se apresentam neste domingo, 17/11, prometendo um espetáculo de talento e tradição na reta final do evento.

Apresentações Força B

O 4º Bloco contou com o CTG Galpão da Boa Vontade (17ª RT), GT Sepé Tiaraju (12ª RT), CTG Lanceiros do Sul (5ª RT), CTG Porteira da Querência (7ª RT), CTG Sepé Tiaraju (3ª RT), CTG Tropeiros da Amizade (21ª RT), CTG Os Desgarrados (11ª RT) e CTG O Grito de Sepé (3ª RT).

O espetáculo continua com o 5º Bloco da Força B, por meio dos grupos DTG Noel Guarany (13ª RT), CTG Porteira Aberta (15ª RT), CTG Sentinela Farroupilha (16ª RT), CTG Patrulha do Rio Grande (23ª RT), CTF Alma Gaúcha (13ª RT), CTG Sentinela dos Pampas (5ª RT), CTG Dom Luiz Felipe de Nadal (7ª RT) e CTG Laço da Amizade (7ª RT).

Outras modalidades

Nos demais palcos, o público acompanhou pela tarde, a final Conjunto Vocal, Pajada e Causo e as classificatórias da declamação feminina.

Na modalidade Chula, os finalistas classificados para domingo foram: Pedro Elias de Morais Almeida (Caami Folclore e Arte Nativa, 13ª RT), Paulo Cesar da Rosa Bresolin (GAN Vaqueanos da Cultura, 14ª RT), Jean Marques da Rocha (CTG Gildo de Freitas, 1ª RT), Leonardo Moisés Silvano (CTG Rancho da Saudade, 1ª RT), William Alencar Franck (CTG Paixão Côrtes, 25ª RT), Lucas Gabriel Keller (CTG Erva Mate, 24ª RT), Henrique Soares Zanin (GAN Lagoa Vermelha, 8ª RT), Bruno Berthier Sander (GAN Lagoa Vermelha, 8ª RT), Vitor Augusto Borsatto dos Santos (CTG Última Tropeada, 11ª RT), Vitor Hugo Benetti Alano (CTG Doze Braças, 29ª RT), Bernardo da Silveira Pereira (CTG Galpão Campeiro, 19ª RT) e Vitor Schimmelpfenig (CTG Guapos do Itapuí, 30ª RT).

Na modalidade Solista Vocal Masculino, dez talentos garantiram suas vagas na grande final do ENART 2024.  A ordem de apresentação inicia com Ismael Felipe Brandt, do CTG Sentinela da Querência (13ª RT), seguido por Luis Henrique Migliorini Pasche, representando o CTG Sentinelas do Pago (7ª RT). Também estão na disputa Wilyan Arion Anhaya (CTG Unidos pela Tradição Rio-Grandense, 7ª RT), Pablo Cardoso Machado (DT Querência das Dores, 13ª RT) e Miguel Conrad Madri (CTG Tarumã, 18ª RT). Completam a lista Gabriel Zeppe (CTG Querência Costeira, 3ª RT), Jeferson Rucker Monteiro (GAN Vaqueanos da Cultura, 14ª RT), Fabiano da Rosa Lengler (CTG Lalau Miranda, 7ª RT), Henry Guilherme da Silva Ramos (CTG O Grito de Sepé, 3ª RT) e João Vitor Menezes de Oliveira (DT Querência das Dores, 13ª RT).

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o MTG e a Fundação Cultural Gaúcha, com apoio da 5ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Estado do Turismo. Conta ainda com o incentivo cultural da Amigo Internet e Dinâmica Distribuidora de Alimentos, além de patrocínios da Fruki, Banrisul, HMD Equipamentos Gastronômicos, Massas Italiany e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O financiamento é viabilizado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob o lema “O futuro nos une”.

Redação: Marcelo Matusiak

 

COMPARTILHE: