Competição que reuniu 4.500 competidores ao todo teve apresentações emocionantes de danças tradicionais gaúchas

O DTG Noel Guarani, de Santa Maria, da 13a Região Tradicionalista conquistou o título de campeão na categoria Força B do ENART 2024, realizado entre sexta-feira (15) e domingo (17) no Parque Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A entidade emocionou o público do ENART ao apresentar uma temática que exaltou a essência das famílias como o alicerce das entidades tradicionalistas. A performance destacou, com sensibilidade, o papel fundamental das mulheres, especialmente mães e avós, que, com sua sabedoria e dedicação, moldam valores e transmitem a cultura gaúcha de geração em geração. Através de danças, coreografias e mensagens carregadas de emoção, o grupo celebrou a força e a importância dessas figuras femininas na preservação das tradições e na formação do caráter de cada indivíduo.

O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), contou com a participação de integrantes de 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul e reuniu as melhores invernadas de todo o estado. Ao longo de três dias de competição, grupos de dança mostraram a força e a beleza das danças tradicionais gaúchas, com apresentações de altíssimo nível.

“O ENART 2024 mais uma vez demonstrou o quanto nossas tradições estão vivas e são motivo de orgulho para todo o Rio Grande do Sul”, afirmou Madeline Zancanaro, vice-presidente artística do MTG.

Ao todo foram 40 invernadas participantes desde o início do ENART, quando começaram as etapas classificatórias ainda na sexta-feira (15/11). As 20 apresentações finais da Força B ocorreram durante o domingo (17/11). Na ordem se apresentaram: O CTG Tropilha Crioula (19ª RT), o CTG Rodeio da Querência (28ª RT), o CTG Darci Fagundes (1ª RT) e o CTG Última Tropeada (11ª RT). Após, vieram o GTC 20 de Setembro (23ª RT), o CTG Os Gaudérios (5ª RT), o DTG Piazito da Tradição (24ª RT), o CTG Pedro Telles Tourem (10ª RT) e o CTG Ronda Crioula (13ª RT). O CTG Velha Carreta (9ª RT), o CTG Tropilha Farrapa (24ª RT), o CTG Estirpe Gaúcha (11ª RT), o CTG Galpão da Boa Vontade (17ª RT) e o GT Sepé Tiarajú (12ª RT) também se destacaram. Além disso, o CTG Lanceiros do Sul (5ª RT), o CTG Os Desgarrados (11ª RT), o DTG Noel Guarany (13ª RT), o CTG Porteira Aberta (15ª RT) e o CTG Patrulha do Rio Grande (23ª RT). Dando encerramento aos espetáculos apresentou-se o CTG Laço da Amizade, de Casca, (7ª RT).

Dança Gaúcha de Salão

Na solenidade de encerramento, também foi feito anúncio dos vencedores da Dança Gaúcha de Salão. Luís Felipe Pereira Arruda e Jéssica Maria Bresolin, do CTG Lalau Miranda 7ª RT, sagraram-se vencedores.

1º lugar – Luís Felipe Pereira Arruda e Jéssica Maria Bresolin – CTG Lalau Miranda/7ª RT
2º lugar – Felipe Caliari da Rosa e Thaíssa de Freitas Bomm – CTG Raízes do Sul/24ª RT
3º lugar – Gustavo Gassen Kaufmann e Milena Golbeich Bona – CTG Candeeiro da Amizade/5ª RT

Chula

Na modalidade de chula, o vencedor foi Leonardo Moisés Silvano, do CTG Rancho da Saudade (1ª RT).

1º lugar – Leonardo Moisés Silvano – Rancho da Saudade (CTG) – 1280 – 1ª RT
2º lugar – Jean Marques da Rocha – Gildo de Freitas (CTG) – 814 – 1ª RT
3º lugar – Bruno Berthier Sander – Lagoa Vermelha (GAN) – 837 – 8ª RT
4º lugar – Henrique Soares Zanin – Lagoa Vermelha (GAN) – 837 – 8ª RT

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o MTG e a Fundação Cultural Gaúcha, com apoio da 5ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Estado do Turismo. Conta ainda com o incentivo cultural da Amigo Internet e Dinâmica Distribuidora de Alimentos, além de patrocínios da Fruki, Banrisul, HMD Equipamentos Gastronômicos, Massas Italiany e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O financiamento é viabilizado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob o lema “O futuro nos une”.

Danças tradicionais força B

1º lugar – DTG Noel Guarani – Santa Maria – 13ª RT
2º lugar – CTG Pedro Telles Touren – São Francisco de Assis
3º lugar – DTG Piazito da Tradição – Venâncio Aires – 24ª RT
4º lugar – Tropilha Crioula – Getúlio Vargas
5º lugar – CTG Rodeio da Querência – Frederico Westphalen

Redação: Marcelo Matusiak

COMPARTILHE: