Lançamento do livro - 13 de Outubro de 2019
< voltar

Clique na foto para ampliar
Neste domingo (13) durante o 6º Festival de Danças Gaúchas FEGADAN, foi apresentado para o público, o livro de danças Gaúchas "Baile e Bailares ", baseado nas obras de João D'Ávila Paixão Côrtes e Luís Carlos Barbosa Lessa. Um momento importante para todos que defendem a obra do folclorista e precursor do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A obra é um desejo do próprio Paixão Côrtes, que solicitou ao presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, uma projeto mais abrangente que fosse usado como um manual das danças tradicionais gaúchas. O presidente que com a colaboração da família Paixão Côrtes deu início a esse trabalho, por meio de pesquisas nas obras já produzidas pelo autor.

A esposa de Paixão Cortes , Marina e seu filho Carlos estiveram presentes no lançamento, representando a família. Carlos que em seu discurso falou da importância do trabalho realizado, “É uma oportunidade da obra dele que estava dispersa em diversas publicações e algumas que foram distribuídas gratuitamente, chegarem para as novas gerações de uma forma compacta unificada e didática, a ideia é ser um manual didático. Tem uma obra maior que meu pai estava trabalhando nas pesquisas, e essa é um excerto dessa obra maior”.

Presidente Nairo Callegaro se orgulha do projeto “uma obra que será a grande orientadora do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que a cada ano cresce e torna- se de fundamental importância no apoio e na divulgação em pesquisas relacionadas às danças gaúchas.

Farroupilha hoje entrou para história do tradicionalismo, sediando o 6º FEGADAN, incluindo ser a cidade escolhida para a realização desse momento ímpar. Com a presença de inúmeras entidades e autoridades do tradicionalismo como o ex-presidente do MTG Sr. Rodi Pedro Borguetti, diretoria do MTG, avaliadores do FEGADAN 2019 e um contingente de jovens Tradicionalistas. Este projeto tornou-se realidade, e consolida todo o trabalho do mestre Paixão Côrtes.