​MTG representado no encontro do Ministério da Cultura - 31 de Maio de 2017
< voltar

Clique na foto para ampliar
O Movimento Tradicionalista Gaúcho esteve representado pela jornalista e produtora cultural Lara Lindenmeyer no primeiro encontro do Ministério da Cultura (MinC) sobre a Lei Rouanet no Sul do País, que ocorreu no início desta semana em Porto Alegre. Mais de 300 pessoas se inscreveram nas turmas dos dias 29 e 30 para conhecer a nova versão do Sistema de Apoios às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) e esclarecer dúvidas sobre as regras trazidas pela Instrução Normativa nº 1/2017 para o incentivo fiscal da Lei.

No evento, apresentaram palestras Odecir Luiz Prata da Costa - Diretor de Incentivo à Produção Cultural; Vicente Finageiv Filho - Coordenador-Geral de Admissibilidade e Aprovação e Rômulo Menhô Barbosa - Coordenador-Geral de Normatização e Orientação. 

Os técnicos da Sefic esclareceram as principais linhas de ação referentes às temáticas de maior impacto que foram alteradas pelas novas normas de utilização dos incentivos fiscais. A discussão abordou a requalificação do processo com redução de custos e prazos, maior democratização de acesso aos projetos, garantia de desconcentração a recursos incentivados, maior controle na fiscalização das ações com a implementação de controle social e institucional, além de mais segurança a partir da implementação de trilhas de segurança recomendadas ao MinC pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

A nova versão do Salic ainda trouxe alterações no processo de cadastro das propostas, principalmente nas etapas do plano de distribuição e planilha orçamentária.